Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lean nas Emergências encerra primeira etapa com saldo positivo na Santa Casa de Jahu


16/11/2022

O primeiro ciclo de implantação do Projeto Lean nas Emergências dentro do Pronto Socorro da Santa Casa de Jahu foi encerrado, o projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos.

O saldo da implantação da primeira etapa foi positivo, os processos do Lean aumentaram o giro dos leitos hospitalares, diminuíram o tempo médio de permanência e melhoraram a experiência do paciente que passa pelo serviço de saúde.

A coordenadora de enfermagem do hospital, Regiane Laborda, apresentou os resultados do período de ação do Lean, onde que houve redução significativa no tempo de atendimento desde o primeiro mês de atuação, “as ações vieram fortalecer as equipes, otimizar o fluxo de trabalho, melhorar as dinâmicas envolvidas nos processos de atendimento, oferecendo para população um serviço de urgência e emergência mais resolutivo e resoluto”.

Quinzenalmente, desde o início de julho deste ano, dois consultores do Hospital Sírio-Libanês (um médico e um especialista em processos) acompanhavam as implantações das metodologias de gestão na Santa Casa de Jahu, buscando otimizar indicadores de urgência e emergência. Dessa forma, conseguia melhorar processos, com fluxos contínuos, eliminando desperdícios e atividades com valor agregado baixo.

Durante a atividade dos consultores junto à equipe do hospital, ocorreu a prática da ferramenta “5S”, que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A equipe também implantou e realiza diariamente o Huddle, uma ferramenta que propõe reuniões de curta duração com uma equipe multidisciplinar que avalia a gestão da rotina.

“As melhorias aconteceram por conta da dedicação de toda a equipe de médicos, enfermagem, laboratório, farmácia, transporte, direção e administrativo. As mudanças na cultura de trabalho foram importantes, com um  resultado satisfatório ao público interno e externo e uma gestão mais eficiente”, disse a gerente administrativa do Hospital, Scila Carretero.

O Lean nas Emergências continua na Santa Casa de Jahu por mais seis meses, agora atuando de forma remota e on-line.

Sobre o Projeto Lean

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. É uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Esse projeto faz parte do PROADI-SUS, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

 

lead-nov-02 lead-nov-03 lead-nov-05 lead-nov-04

 

 

Fotos: Ascom Santa Casa Jahu

Sonoras:

- Dr. Gutemberg Lavoisier - médico consultor Proadi/Sírio-Libanês

- Wendel Ribeiro do Prado - engenheiro de processos consultor Proadi-Sírio-Libanês

- Regiane Laborda - coordenadora de enfermagem da Santa Casa de Jahu

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]