Tarcísio é eleito governador de São Paulo no 2º turno - Eleições 2022

31/10/2022

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo neste domingo (30), no segundo turno, e comandará o estado pelos próximos quatro anos.

Ele derrotou o também ex-ministro Fernando Haddad (PT), que tinha o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com 100% das urnas apuradas, Tarcísio somou 55,27% dos votos, contra 44,73% de Haddad.

Tarcísio é o primeiro candidato não filiado ao PSDB eleito para comandar o estado desde 1994. No segundo turno, ele recebeu o apoio do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), e de outros políticos tucanos, como o ex-governador José Serra.

Quem é Tarcísio de Freitas
Tarcísio Gomes de Freitas, de 47 anos, foi ministro da Infraestrutura (2019 a 2022) do presidente Jair Bolsonaro, diretor-executivo (2011 a 2014) e diretor-geral (2014 a 2015) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer. Natural do Rio de Janeiro, disputa neste ano sua primeira eleição.

Ele serviu na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (2005 a 2006). É bacharel em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (1996) e tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Em sua coligação, contou com apoio do PL, PSD, PTB, PSC e PMN.

Tarcísio substituirá Rodrigo Garcia, que assumiu o governo em 1º de abril de 2022, após renúncia de João Doria (PSDB). Doria deixou o governo do estado para concorrer à Presidência, mas, após pressões internas no partido, desistiu da candidatura.

Fonte: CNN