Comissão de Ética de Enfermagem da Santa Casa de Jahu toma posse

27/10/2022

Tomou posse nesta quinta-feira (20) a Comissão de Ética de Enfermagem da Santa Casa de Jahu. No hospital há aproximadamente 800 profissionais atuando nesse setor.

Entre os inúmeros objetivos da Comissão, está as funções educativa, consultiva e de averiguação do exercício ético-profissional nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa em enfermagem.

Para a coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Regiane Laborda, a posse da Comissão trata-se de mais um importante passo para a instituição.

“A Comissão de Ética de Enfermagem no hospital valoriza os profissionais de enfermagem, garantindo um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética”, afirmou.

Os membros a comissão é composta pelas enfermeiras: Claudia Ribeiro (Presidente da Comissão), Bruna Morelli Amador (Secretária), Maria Amelia Gasparotto Cremasco, Larissa Coretti Costa, Janaina Biazotto Carpino, Jaqueline Fernanda Desiderio e técnicas de enfermagem: Ticiana Borsolli de Oliveira, Fabiana Lopes de Brito, Andreia Rochiti, Andrea dos Santos Romano, Fabiane Lamonica Corradini.

Entre as competências da Comissão de Ética de Enfermagem das Instituições de saúde está:

• Divulgar o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem e as demais normas disciplinares e éticas do exercício profissional.
  • Promover e/ou participar de reuniões, seminários ou atividades similares que visem à interpretação do Código de Ética dos profissionais de enfermagem.
  • Assessorar a direção ou órgão equivalente de enfermagem da instituição nas questões éticas.
  • Orientar a equipe de enfermagem sobre o comportamento ético-profissional e sobre as implicações decorrentes de atitudes não éticas.
  • Orientar clientes, familiares e demais interessados sobre questões éticas relativas ao exercício profissional de enfermagem.
  • Promover e/ou participar de atividades multiprofissionais referentes à ética.
  • Apreciar e emitir parecer sobre questões éticas referentes à enfermagem.
  • Zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem, entre outras.

Fotos: Ascom Santa Casa de Jahu