Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Enfermagem de Jaú se mobiliza e se manifesta em defesa do Piso Nacional


09/09/2022

Terminou no pátio da Prefeitura de Jahu a manifestação dos profissionais da enfermagem em defesa do Piso Nacional, nesta sexta-feira, 9 de setembro, quando ações semelhantes foram realizadas em todo o país. A luta de todos é para que Lei do Piso da Enfermagem seja cumprida e os trabalhadores possam receber os valores previstos e que foram aprovados pelo Congresso Nacional.

Em Jaú, a manifestação foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região, com a presença de diretores e de trabalhadores da categoria. Sindicalistas integrantes do Conselho das Entidades Sindicais de Jaú também deram apoio ao ato realizado na Praça da República, no Jardim de Baixo, com dezenas de trabalhadores portando faixas em defesa do piso, pedindo mais recursos para a saúde e cobrando a atualização da Tabela SUS, que é uma das formas de repasse de recursos do governo federal às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

OBJETIVO ATINGIDO - “A manifestação atingiu o objetivo. Além de Jaú todo o Estado de São Paulo está se manifestando, com apoio da nossa Federação Paulista da Saúde. É um dia nacional em defesa do Piso da Enfermagem. Queremos que nosso protesto chegue ao STF para que o plenário reveja a decisão do ministro Barroso, que suspendeu uma lei constitucional”, comentou a presidente Edna Alves, líder do sindicato da saúde de Jaú.

Edna lembrou que mais pessoas poderiam ter participado do ato de hoje, mas alguns colegas com medo de represália nos hospitais preferiram não ir para rua em defesa do piso.

GREVE - Em entrevista à imprensa no local, que perguntou sobre possibilidade de greve, a dirigente lembrou que pode sim chegar ao ponto de paralisar o atendimento.  Mas para isso será seguido todos os trâmites previstos na lei. “Não dá para parar de um dia para o outro”.

“É um caminho a ser pensado se o governo federal não criar meios para garantir a o pagamento do piso. Os hospitais alegam que não têm dinheiro, então precisam correr atrás. Estamos fazendo a nossa parte.” Segundo ela, de início, a tentativa é de convencimento das autoridades por meio das manifestações pacíficas, mas se for preciso o protesto será nos hospitais.

HERÓIS NA PANDEMIA - “Estão pagando pra ver. O profissional de saúde não mediu  esforços para estar nos hospitais na pandemia da covid, deixou filhos para trás, pais, maridos, perdeu amigos para a doença e muitos de nós morreram. A enfermagem nunca deixou de atender à população”, lembrou Edna Alves.

Segundo ela, a grande força dos hospitais são os profissionais da saúde, que lutam há décadas por um piso salarial mais justo. “Se o jovem de hoje desistir de fazer curso de enfermagem como vai ficar? Os hospitais não vão ter trabalhadores para atender à população. Será que os administradores vão arregaçar as mandas e ir para o atendimento ou vão se esconder que nem fizeram na pandemia?”

Depois que a manifestação na praça chegou ao fim, um grupo de trabalhadores decidiu subir até a Prefeitura para pedir ao prefeito Ivan Cassaro que atue para ajudar a resolver a crise da Santa Casa de Jahu. Apesar do “convite” para que ele atendesse aos manifestantes, Cassaro não desceu. O Município tem convênio para manter atendimento na Santa Casa de Jahu e, segundo o provedor do hospital, estaria segurando recursos e não os repassando como previsto em lei.

APOIO DE LIDERANÇAS - Ao longo da manifestação também se manifestaram em defesa do piso da enfermagem os sindicalistas Miro Jacintho (sindicato dos sapateiros), Nelson Eugênio Júnior (SEAAC) e ainda lideranças políticas Cristiane Banhol (professora), Daniela Rodrigueiro (advogada) e Luis Magesto (empresário). 

 

VEJA VÍDEOS DA MANIFESTAÇÃO

COBERTURA DA PÁGINA MAGESTO VEM PRA RUA

https://web.facebook.com/magesto.jau/videos/670389310603905

Página do Sindicato – manifestação em frente Prefeitura: https://web.facebook.com/sindicatodasaude.sindsaude/videos/743943640032901

PÁGINA DO SINDICATO – Apitaço na praça

https://web.facebook.com/sindicatodasaude.sindsaude/videos/5963475843741890/

COBERTURA DO SBT CENTRAL

https://web.facebook.com/sbtcentral/videos/5858286570857262

 

manifesto_16 manifestcao_piso_22 manifesto_33 manifesto_24 manifesto_25 manifesto_37

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]