Edna repercute na imprensa suspensão da Lei do Piso pelo STF: Noticidade vai ter reportagem na terça-feira

05/09/2022

Bastou o  ministro do STF Luís Roberto Barroso suspender os efeitos da Lei do Piso da Enfermagem para causar uma revolta ainda maior entre os trabalhadores da saúde. Enquanto todos esperavam os novos valores nos salários, os hospitais já avisavam que iriam descumprir.  Agora, o Supremo Tribunal Federal concede uma liminar aos patrões  retirando o direito da enfermagem.

Nesta segunda, a  imprensa  quis saber as ações do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú. Na terça, ela participa de reunião da Federação Paulista da Saúde para definir uma ação conjunta e estratégica de nível estadual ou nacional como forma de pressionar o STF a rever a decisão tomada por Barroso.

O SBT foi o primeiro a agendar entrevista com a presidente do Sindicato, Edna Alves. A emissora quis saber a avaliação do Sindicato sobre a liminar que brecou o Piso Nacional por 60 dias. A demissão em massa na Santa Casa de Jahu também foi assunto – segundo consta, cerca de 70 a 80 funcionários já teriam sido demitidos pelo hospital.

Destaque para a presença de alguns associados e da diretoria, que atenderam ao chamado da presidente Edna para participarem da entrevista. “É importante essa presença dos trabalhadores, mostra que estão juntos na luta pela volta da Lei do Piso. Poderíamos ter muita mais gente do que a meia-dúzia que veio, mas entendemos que tem trabalhador com medo de ser mandado embora e prefere fica longe da luta da categoria.”

Edna foi questionada sobre  a Manifestação Geral no dia 9 de setembro, às 10h,. no Jardim de Baixo (centro de Jaú), onde  os trabalhadores da saúde vão se reunir para cobrar  o cumprimento do Piso Nacional. A reportagem deverá ir ao ar nesta terça, dia 6, no programa da hora do almoço.

RÁDIO  - Edna também foi entrevistada pela Rádio Piratininga, que preferiu abordar a onda de demissão na Santa Casa de Jahu. Também se falou sobre o “absurdo” do ministro do STF barrar uma lei constitucional e que deveria ser cumprida por todos. Na reportagem também foi feito o convite para a Manifestação Geral.

Nesta terça, Edna Alves vai estar na Rádio Cultura Regional para entrevista às 11h. O tema será o mesmo: essa pancada dada pelo STF nos trabalhadores da saúde.

CÂMARA – A dirigente do Sindicato da Saúde foi convidada por vereador de Bariri para acompanhar a sessão desta segunda. Será votada uma moção de apoio aos profissionais de enfermagem.

PRÓXIMOS PASSOS - O Sindicato está orientando nos grupos e quem busca notícias que está em contato com Federação Paulista da Saúde e centrais sindicais para definir as ações a serem tomadas. Uma delas é a Manifestação Geral dia 9 de setembro, às 10h, no Jardim de Baixo (centro de Jaú). Ali, dependendo da adesão dos trabalhadores da saúde, será discutida a proposta de mobilização na porta dos hospitais para cobrar uma solução das autoridades. Ao mesmo tempo o Jurídico vai acionar os canais para pressionar o Plenário do STF a revisar a decisão solitária de Barros.