Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Magistrados e advogados debatem a importância da Justiça do Trabalho


26/08/2022

 

 Magistrados, advogados e professores universitários de todo o Brasil estarão em São Paulo nos próximos dias 25 e 26 de agosto para debater no seminário “Os fins da Justiça do Trabalho” o papel da magistratura e da advocacia trabalhista como atores sociais na defesa da classe trabalhadora. 


Ao todo, serão quatro painéis que abordarão diferentes aspectos da própria Justiça do Trabalho e seus operadores. Desde o seu surgimento, até seu objetivo final, passando por outras pautas como o preconceito de determinados setores da sociedade, os aspectos coletivos que envolvem a Justiça do Trabalho e a necessidade das utopias como instrumento para avançar na conquista de direitos.

O seminário, como seu próprio título anuncia, traz uma provocação e ao mesmo tempo um desafio, diz o advogado José Eymard Loguércio, que lista algumas questões a serem abordadas no evento: "Quais são os fins da Justiça do trabalho? O que justifica sua existência? Nestes tempos em que há uma crise do direito social, da proteção e da própria Justiça, existiram um fim?".

De acordo com ele, é preciso avançar nestas reflexões uma vez que o direito do trabalho cumpre um papel renovador de proteger trabalhadores e trabalhadoras. Isto tudo em um cenário que ainda remete aos debates públicos sobre a legislação do setor, como a revogação da reforma trabalhista.

“Ao mesmo tempo em que se fala na revogação como uma provocação para nós todos, o que mudar do que foi mudado para que tenhamos o mundo do trabalho, inclusive o protetivo? Que tipo de movimento nós precisamos ter para que essa nova regulação do trabalho possa, de fato, atingir, compreender e trazer para dentro do sistema de proteção aqueles que ficaram à margem? Seja os que estão desde sempre, como caso de trabalhadores e trabalhadoras negros e mulheres, que sempre ficaram à margem da legislação protetiva e também aqueles que foram expulsos desta legislação, com promessa de uma vida profissionais mais autonoma mas que na verdade estão ainda mais presos ao sistema de acumulação e exploração porque não são empreendedores, são trabalhadores que precisam de proteção social”, enfatiza.

“Trata-se de um debate fundamental. O Brasil precisa decidir para onde deve caminhar a Justiça do Trabalho e, principalmente, como fortalecê-la. A Reforma Trabalhista veio em um contexto cujo objetivo era destruir toda a construção histórica de uma legislação que tem sim o papel de proteção social. Contudo, mesmo diante deste cenário, a Justiça do Trabalho sobreviveu, segue tentando avançar na regulação das relações de trabalho e tem um desafio imenso com as novas formas precarização e como estabelecer regras de proteção para a classe trabalhadora”, completa o advogado e doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Nasser Allan.

O seminário é promovido pela Rede Lado, um coletivo de advogados e advogadas trabalhistas, que busca a prática e a teoria do Direito do Trabalho em todo o Brasil. Entre os nomes já confirmados como palestrantes do Seminário estão as professoras Marilane Teixeira (Unicamp), Andréia Galvão (Unicamp), Gabriela Neves Delgado (UnB), Flávia Máximo (Ufop) e Renata Dutra (UnB), os magistrados Hugo Melo Filho (TRT-6) e Daniela Floss (TRT-4) e os advogados José Eymard Loguercio, Mauro Menezes e João Gabriel Lopes.

 


Fonte:  CUT-PR / Foto: Ascom / TST 25/08/2022

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]