Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Santa Casa de Bariri: vereador cobra Prefeitura sobre pagamento do Piso Nacional da Enfermagem


16/08/2022

Vereador Edcarlos e a presidente do Sindicato, Edna Alves

 

Foi parar na Câmara o rumor de que o prefeito Bariri, Abelardo Simões Filho, teria dito sobre não saber de onde vai sair o dinheiro para pagar o novo Piso Nacional da Enfermagem aos funcionários da Santa Casa de Bariri e da própria Prefeitura. O hospital é privado e os salários nacionais se aplicam desde 5 de agosto, data da promulgação da lei.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região está em Bariri nesta terça-feira dando orientação aos trabalhadores do hospital sobre o piso nacional e sobre a convenção coletiva, válida desde 1 de julho. Segundo ela,  a Lei do Piso se aplica à Santa Casa, mesmo a entidade estando sob intervenção do Município, que é o responsável pelo repasse de recursos para custeio e pela gestão.

Pela manhã, ao ser questionado por Edna, o prefeito disse não saber com qual dinheiro vai pagar os novos salários a auxiliares  e técnicos e enfermagem e enfermeiros.  “Caso o Piso Nacional não seja pago no próximo pagamento, o Sindicato da Saúde vai tomar as devidas providências”, comentou Edna Alves, sem especificar quais as primeiras medidas.  Entre os recursos a favor dos trabalhadores estão protesto para pressionar os gestores a cumprirem a lei, greve e ações judiciais.

 

Planejamento - O vereador Edcarlos dos Santos disse na Tribuna que as Santas Casas e empresas privadas são obrigadas a pagar desde 5 de agosto. “Tem de pagar a partir de agosto”, falou, advertindo que os funcionários poderão ir à justiça. “A questão é quem vai pagar? A responsabilidade é do poder executivo”, disse ao explicar requerimento ao prefeito.

Ele cobra planejamento e diz que a Prefeitura só tem agido quando o oficial de justiça bate na porta. Edcarlos cobrou a reforma administrativa proposta. “Se tiver gestão se organiza tudo”, falou. O objetivo é que a Prefeitura se organize para fazer os repasses à Santa Casa. Nesta terça, o vereador se reuniu com Edna e gestores do hospital na própria Santa Casa.

Em relação aos  funcionários do próprio Município, a lei prevê um prazo maior, ou seja, permite aos prefeitos se organizarem e adequarem as leis e o orçamento, para que em janeiro de 2023 os novos pisos nacionais comecem a ser pagos. Nada impede, no entanto, que a Prefeitura de Bariri ou outra cidade se antecipe e valorize desde já os trabalhadores da saúde. 

VEJA O QUE O VEREADOR FALOU NA CÂMARA
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]