Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mulheres se unem em atos pelo Brasil em defesa da democracia


16/08/2022

 

 Em várias cidades do país, as mulheres saíram às ruas na manhã deste sábado (13), em defesa da democracia, assim como vendo sendo feito por mais de um milhão de pessoas que assinaram a carta dirigida aos brasileiros e brasileiras, da faculdade de Direito da USP e, outro documento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, assinado também por entidades como a CUT e demais centrais sindicais.

A mobilização é organizada pelos movimentos de mulheres da CUT, das demais centrais sindicais, de partidos políticos e de diversos movimentos sociais e feministas como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, entre outros.

Além da defesa da democracia, as mulheres também lutam pelo fortalecimento da luta contra a fome, a miséria, a reforma Trabalhista e contra a violência contra a mulher.

Confira como foram os atos pela manhã, em alguns locais.

Em São Paulo, as mulheres se reuniram na manhã deste sábado (13), na Praça do Patriarca, no centro da cidade e depois fazem caminhada até o Teatro Municipal, na Praça Ramos  onde se encontrarão com as demais participantes do ato.

A presidenta interina da CUT-SP Telma Victor declarou que o ato das Mulheres lembrou que a conjuntura política atual prejudica as mulheres, principalmente, no mercado de trabalho e criticou a falta de oportunidades.

“Estamos nas ruas em defesa da democracia. Vivemos um momento de ataques aos direitos que impactam principalmente as mulheres. Mas temos certeza que esse cenário vai mudar com as eleições em outubro", afirmou a presidenta da CUT-SP.

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Márcia Viana, afirmou que “ não queremos mais esse governo. Bolsonaro tem que sair e a democracia prevalecer no Brasil".

No Recife, Pernambuco,mulheres que compõem partidos políticos, centrais sindicais e os movimentos feministas e socias populares foram para as ruas do centro da cidade, desde às nove da manhã e seguiram em caminhada pela democracia, contra a fome, contra o desemprego, contra o machismo, contra o racismo, contra a LGBTIfobia e contra toda a política de morte e de violência do (des)governo Bolsonaro. A manifestação contou com grande apoio da população. Cerca de seis mil mulheres participaram do ato.

Em Florianópolis, Santa Catarina, a defesa da democracia contou com o grupo “Baque Mulher”, que saiu às ruas do centro cantando e dançando. Ainda no estado, na região oeste, na cidade de Quilombo mulheres camponesas do MMC Brasil deixaram sua marca de resistência e esperança e se uniram para dar o recado: chega de violência, pela democracia, pela vida povo, por #BolsonaroNuncaMais.

No Rio Grande do Sul, uma ciranda das mulheres pela democracia e contra a violência,  foi realizada junto aos Arcos da Redenção, na capital do estado, Porto Alegre.

 


Fonte:  Rosely Rocha | Editado por: Marize Muniz - CUT / Foto: Roberto Parizotti - 15/08/2022

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]