Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mensagens com teor golpista circula por grupos bolsonaristas


10/08/2022

 

 O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) tem jogado para seus apoiadores principalmente agora em ano de eleição. No dia da confirmação da sua candidatura à reeleição ele convocou a todos a se manifestarem no 7 de setembro que é comemorado o bicentenário da independência do Brasil.


Dito isso, os grupos bolsonaristas no WhatsApp estão cheio de mensagens com menções ao 7 de setembro. Um aumento de 290% em comparação com o mesmo período de junho, conforme levantamento do Monitor WhatsApp da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

As mensagens mais compartilhadas citam convocações do presidente Bolsonaro a apoiadores e têm cunho golpista, falando sobre intervenção militar e destituição dos juízes do STF (Supremo Tribunal Federal) e a repetição das afirmações falsas sobre as urnas eletrônicas.

Entre os mil grupos públicos de WhatsApp que foram monitorados pela UFMG, 469 deles enviaram mensagens relacionadas ao 7 de setembro entre 1º de junho e 1º de agosto.

A convocação do Bolsonaro a seus apoiadores para o 7 de setembro refletiu naturalmente nos grupos de WhatsApp e Telegram. As pessoas têm organizado caravanas ou conversas sobre o 7 de setembro.

No discurso na convenção do PL, Bolsonaro chamou os apoiadores a irem pela última vez às ruas em 7 de setembro. “Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de setembro, vá às ruas pela última vez. Vamos às ruas pela última vez”, disse na ocasião.

A UFMG conseguiu identificar a mensagem que mais foi compartilhada nos grupos. Foram 175 vezes em 117 grupos.

"Dia 7 de setembro será o último aviso, a última oportunidade de colocar o país no eixo. Então, presidente, quero te falar, será o último mesmo, se não mudar no dia 7 de setembro e não vier uma resposta do líder que elegemos com quase 70 milhões de votos, EU DESISTO. Eu te elegi para você ficar contra o sistema, te dei autorização para meter o pé na porta do STF, do Congresso e onde for preciso. Estou ratificando esta autorização no dia 7 de setembro", diz o texto.

Em outra mensagem muito compartilhada nos grupos evoca a figura do cidadão de bem e o fantasma do comunismo.

"Eu, brasileiro, como cidadão do bem, convoco quem tem amor pelo Brasil e deseja um futuro melhor para nossos filhos e netos a se levantar. Vamos para as ruas antes que seja tarde e o COMUNISMO calem nossas bocas".

Local do desfile de 7 de setembro

Bolsonaro querendo unir as comemorações com a manifestação de seus apoiadores quer que o desfile cívico do Rio de Janeiro seja transferido da Avenida Presidente Vargas para Copacabana, o que foi rechaçado pelo prefeito da capital fluminense Edurado Paes, que manterá o endereço habitual e não transferiu para Copacabana.

 

 


Fonte:  Redação Mundo Sindical - com informações da Folha de São Paulo - 09/08/2022

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]