Cecéu, pré-candidato a deputado estadual, visita Sindicato para ouvir demandas da saúde

19/07/2022

Amílcar Marcel de Souza, o Cecéu, ambienbalista, ex-secretário do Meio Ambiente e pré-candidato do PV a deputado estadual, esteve no Sindicato da Saúde de Jaú e Região nesta segunda, dia 18, para apresentar suas propostas e conversar sobre as demandas da saúde. Foi acompanhado de André Galvão, coordenador da campanha, e foi recebido pela presidente, Edna Alves. Cecéu propõe capinatear um Mandato Coletivo Popular.
O lançamento oficial da pré-candidatura ocorre nesta quarta-feira, às 19h, no Armazém São Benedito, ocasião em que vai conversar com apoiadores e simpatizantes ao som de viola, bate-bapo e uma galinhada - a adesão custa R$ 25. Cecéu também é músico.

Na reunião no Sindicato, ele ouviu de Edna Alves problemas que afetam a saúde da cidade, como a falta de valorização dos trabalhadores da categoria e a própria falta de pessoas para atender à população. Segundo ela, Jaú tem comporta outro hospital público, o que viria a desafogar a Santa Casa de Jahu. Ela falou para o candidato do problema das unidades básicas de saúde e dos pronto-atendimento, que poderiam ter atendimento ampliado para que a população seja atendida no próprio bairro, sem a necessidade de buscar um pronto-socorro.
Edna Alves apontou a Cecéu uma prática de deputados de enviar emendas para os hospitais fazerem obras, reformas e comprar equipamentos, esquecendo do dinheiro para custeio e para melhoria do salário dos profissionais. O candidatoa parlamentar, por sua vez, disse que é importante saber como está a saúda na cidade e está aberto a sugestões para noretear seu trabalho, caso venha a ser eleito.

André Galvão, que já foi secretário de Cultura de Jaú, disse que o projeto que está sendo formatado prevê continuidade. Segundo ele, a cidade precisa de planejamento em todos os setores, desenvolver projetos capazes de atrair recursos tanto de emendas parlamentares como da iniciativa privada. Jaú vive um retrocesso, segundo ele, que precisa ser interrompido para não empobrecer ainda mais a população. No entendimento dele, Jaú ficou para trás em questões como turismo e indústria, tornando-a muito mais probre do que cidades do mesmo porte.

PROJETO DE CECÉU

O pré-candidato Cecéu disse que pretende "democratizar o jeito de fazer política e retomar o protagonismo do Partido Verde na vanguarda política da região". A proposta de Mandato Coletivo Popular, segundo ele, quer "mobilizar a sociedade e democratizar o fazer político, realizando um debate permanente dos temas e setores, no formato de um projeto de educação ambiental". Segundo ele, a candidatura pretende sensibilizar o cidadão sobre seus direitos, mas também para as questões socioambientais presentes no cotidiano das pessoas.

Capitaneado pelo ex-secretário do meio ambiente de Jaú, CECÉU será acompanhado de co-mandatários de várias cidades da região e setores da sociedade para reforçar a gestão plural e democrática do mandato. "É um jeito novo de prática política, amplamente democrática e participativa”, reforça CECÉU, pois a garantia de que tenhamos um programa de desenvolvimento sustentável para Jaú, região e estado, é discutindo com a sociedade e estimulando a participação permanente nas decisões."

CECÉU é fundador do Instituto Pró-Terra, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Graduado em Engenharia Florestal pela mesma instituição.

“Jaú, com mais de 150 mil habitantes, não tem garantia de qualidade de vida, sem um programa de desenvolvimento sustentável discutido democraticamente com à população”
Cecéu, pré-candidato do PV a deputado estadual

Sobre os Mandatos Coletivos: Um dos primeiros mandatos coletivos no mundo surgiu na Suécia, quando o Partido Democracia Experimental ganhou um assento legislativo em
2002, no município de Vallentuna usando um sistema baseado na web. Todos os cidadãos eram elegíveis para se registrar on-line, debater e votar sobre a proposta legislativa, a fim de definir a posição do representante um dia antes da votação da matéria em plenário. No Brasil, a primeira proposta foi em 1999 do então estudante de sociologia da UERJ Marco Fonseca da Costa propôs um mandato coletivo mediado por computadores. Ele concorreu em 2009 pelo Partido Verde e criou os termos sub- vereador e covereador.

Serviço: Jantar de adesão Mandato Coletivo Popular “Cecéu SP MAIS VERDE”
Dia: 20/07, quarta, 19h
Local: Armazém São Benedito (Rua Major Prado, 1222 – Vila Nova  – Jaú/SP)
Convites: R$ 25,00