Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dia Mundial da Saúde quer manter as pessoas e o planeta saudáveis


08/04/2022

Somente na África, 56% dos incidentes de saúde pública entre 2011 e 2021 estavam ligados ao clima; aumento dos casos de câncer, asma e doenças coronárias servem de alerta para um planeta cada vez mais poluído.

 

Nosso Planeta, Nossa Saúde é um movimento para criar sociedades mais preocupadas como o bem-estar e saúde das pessoas e do planeta. Este é ainda o foco deste 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 13 milhões de mortes por ano são atribuídas a causas evitáveis, ligadas ao meio ambiente.

 

Humanidade e ameaça

A agência da ONU afirma que a crise do clima é também uma crise de saúde.

 

Em meio à pandemia, a um planeta poluído e ao aumento de casos de câncer, doenças coronárias e asma, a OMS diz que ações urgentes têm de ser tomadas para promover uma mentalidade de saúde e bem-estar para todos.

 

A OMS regional na África lembra que 56% dos incidentes de saúde pública, ocorridos entre 2011 e 2021, estavam ligados ao clima.

 

A África está experimentando um aumento de emergências climáticas, com 25% a mais de eventos comparados à década anterior.

Governos

Neste Dia Mundial da Saúde, a OMS pede a governos de todo o mundo que priorizem o bem-estar humano em todas as decisões, suspendendo as explorações e subsídios de combustíveis fósseis e implementando as diretrizes de qualidade do ar em suas cidades.

 

A diretora regional da OMS na África, Matshidiso Moeti, diz que a mudança climática é uma das maiores ameaças da humanidade e que coloca a boa saúde em perigo. Ela citou o aumento de enchentes, doenças transmitidas por vetores e o aprofundamento da crise de saúde. E afirma que o continente que menos contribui para a crise climática é o que mais sofre com ela.

 

Doenças causadas por água contaminada totalizam 40% das emergências de saúde ligadas ao clima.

Malária

Mortes por diarreia de crianças menores de cinco anos são a terceira maior causa de óbitos na África. Uma grande parte dessas mortes podem ser evitadas com água e saneamento.

 

Os desastres naturais também dispararam desde 2010, com 70% de todos os acidentes ocorrendo entre 2017 e 2021. As cheias foram os mais frequentes com 33% de todos os desastres naturais.

 

Outros fatores como má nutrição e fome por causa de condições de temperatura ruins, falhas na produção agrícola, infecções como malária e outros motivos são outros impactos negativos que a África sofre.

 

 

Fonte e Foto: ONU

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]