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Sindicatos globais se preparam para futuros mercados de mobilidade


18/03/2022

 

Os conceitos de mobilidade do futuro, particularmente Mobility as a Service (MaaS) em ambiente urbano, serão bastante diferentes do que conhecemos hoje - mais serviços compartilhados, menos mobilidade individual, conectividade digital entre pessoas, veículos e infraestrutura, veículos autônomos.

 
A digitalização, a urbanização, as mudanças climáticas, os novos hábitos de mobilidade e os congestionamentos de trânsito são provavelmente os principais impulsionadores dessa mudança. Os interesses dos diferentes atores também variam - grandes empresas de tecnologia sonham com um sistema totalmente digitalizado e automatizado, sociólogos e urbanistas desenvolvem novas cidades com muito menos tráfego e estradas, alguns grupos veem a opção de reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte , os passageiros querem soluções de transporte mais flexíveis.
 
O futuro já começou com a Uber, plataforma que conecta motoristas e passageiros, com condições precárias de trabalho para seus motoristas e demais funcionários.
 
Começando com um webinar em 22 de novembro de 2021, a IndustriALL Global Union, a International Transport Workers Federation e a UNI Global Union, iniciaram um projeto de três anos em estreita cooperação com a German Friedrich Ebert Foundation (FES) para descobrir quais estratégias sindicais são necessárias para garantir condições de trabalho decentes e pagar no futuro.
 
O webinar, que reuniu mais de 100 sindicalistas e especialistas de 31 países de todo o mundo, foi um início ideal para o intercâmbio entre sindicatos de uma ampla gama de setores ligados à mobilidade: indústria automotiva, transporte público, motoristas de ônibus, taxistas, call centers, serviços de carona, centros de serviços empresariais e muito mais. De modo geral, todos concordaram que já é hora de os sindicatos se engajarem no tema em nível global e desenvolverem demandas e estratégias conjuntas.
 
As discussões centraram-se principalmente em três questões:
 
 
Que papel as grandes empresas de tecnologia desempenharão nos mercados futuros e quais regulamentações são necessárias para garantir condições equitativas entre os diferentes participantes do mercado e para garantir os direitos dos trabalhadores e condições de trabalho e remuneração decentes?
Como desenvolver uma abordagem de rede de oferta para permitir uma cooperação frutífera e eficaz entre os sindicatos de todos os ângulos do futuro setor de mobilidade?
Como aplicar um conceito de Transição Justa para fornecer treinamento e apoio à força de trabalho existente para garantir sua empregabilidade no futuro?
Muitas perguntas foram feitas em relação ao número e à área das perdas de empregos esperadas, mas também relacionadas a novos empregos. Além disso, a relação de poder esperada entre os players tradicionais (indústria automobilística, transporte público, serviços de táxi etc.) e os novos players (empresas de tecnologia, prestadores de serviços etc.) foi uma questão muito debatida. Uma equipe de cientistas experientes foi designada para desenvolver um estudo relacionado.
A pesquisa será apresentada no dia 17 de maio, para ser debatida em um workshop global no final do ano, provavelmente no final de setembro.
Será aplicada uma política de integração de gênero, bem como o princípio de visões equilibradas e contribuições do Norte e do Sul globais. Para garantir a implementação adequada, haverá dois observadores.
 
Fonte:  IndustriALL
 
 
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