Em ofício enviado ao Congresso nacional Uni Américas apoia piso da enfermagem e jornada de 30 horas

15/03/2022

A UNI Américas, braço regional da UNI Global Union, sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores no setor de serviços e setores afins, oficializou nessa segunda-feira, seu apoio para aprovação do PL 2564/2020. O projeto de lei institui o piso salarial da enfermagem e a jornada de 30 horas para o setor.

No ofício, encaminhado para o Deputado Artur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados; ao Senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado e também ao
Deputado Alexandre Padilha, Relator do Projeto, a entidade destaca a necessidade de valorização da categoria.

“Estes profissionais dedicam uma boa parte da sua vida ao trabalho, frequentemente achando necessário encontrar dois ou três empregos para ter as condições de manter às suas famílias. Também uma maioria investiu anos e recursos próprios no processo de formação para uma carreira na enfermagem”, ressalta o documento assinado por Marcio Monzane, secretário geral da Uni Américas e Alan Sable, diretor regional da UNICARE Américas.

Destacam ainda o importante papel desempenhado pelos trabalhadores da saúde no combate a pandemia.
“Nos últimos dois anos, os trabalhadores da enfermagem formaram a linha de frente no combate contra os impactos sanitários da pandemia de Covid-19. Um estudo no 2021 anotou que brasileiros representavam mais da metade dos casos de Covid entre profissionais de saúde nas Américas.
Agora, mais do que nunca, é importante que o trabalho da enfermagem seja valorizado.”

O presidente da Federação Paulista da saúde, Édison Laercio de Oliveira, destacou que este é um importante apoio para os profissionais da saúde, pois vem de entidade global que conhece a situação dos trabalhadores em nível mundial. “Eles sabem o quanto nossos trabalhadores precisam de iniciativas como essa para a valorização da categoria se torne uma realidade”, frisou Édison.