Prefeitura informa sobre vacina e ‘exclui’ adolescentes de 12 a 17 anos da terceira dose

24/02/2022

A Prefeitura de Jahu divulgou nota sobre a vacinação, convocando os cidadãos para que tomem a vacina contra a covid. Mesmo tendo realizado o  plantão noturno duas vezes na semana, a recomendação é que a pessoa pode buscar todas as unidades de saúde do Município, mediante agendamento pelo site https://portaljahu.saudesimples.net/.

Na nota, diz que qualquer pessoa com idade a partir de 5 anos pode ser vacinada. “Para crianças de 5 a 11 anos nem precisa agendar! Basta comparecer ao Hospital São Judas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h”.

DOSE ADICIONAL – Em relação à terceira dose, uma novidade. Pela primeira vez é divulgada a informação de que adolescentes de 12 a 17 só podem tomar a terceira dose se forem pacientes imunossuprimidos, ou seja, se tiverem comorbidade.

Até então a Secretaria de Saúde não fazia essa ressalva. Há alguns dias, no entanto, público nessa faixa etária estava reclamando que o acesso à vacina foi negado no ‘corujão’

Diz a Prefeitura que “a dose adicional também está disponível para qualquer pessoa com mais de 18 anos que tenha recebido a segunda dose (ou dose única no caso de vacinados com Janssen) há pelo menos 4 meses, ou para adolescentes entre 12 e 17 que sejam imunossuprimidos”.

SEM DIREITO – “Adolescentes sem imunossupressão não têm direito a tomar a dose adicional, seguindo orientação do Ministério da Saúde”, informa a Prefeitura.

Para ser vacinado é necessário apresentar CPF ou cartão SUS, comprovante de endereço e comprovante de vacinação contra a Covid-19 (caso já tenha tomado alguma dose). No caso das crianças também é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

CORUJÃO - O ‘Corujão’ realizado quarta-feira (23/02) para vacinação de jovens e adultos com idade a partir de 12 anos em Jaú aplicou 800 doses. Nesta quinta tem mais um plantão: para crianças com idade entre 5 e 11 anos das 17h às 20h no antigo Hospital São Judas.