Coronavac protegeu 93% dos profissionais de saúde contra Covid, diz estudo turco

23/02/2022

Um novo estudo publicado na revista Human Vaccines & Immunotherapeutics indicou que a Coronavac tem efetividade de 93% para prevenir a Covid-19 na Turquia.

O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac.

A pesquisa, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Yildirim Beyazit entre julho e agosto de 2021 mostrou que entre os mais expostos pelo vírus, que tomaram a vacina, apenas 7% tiveram a doença, enquanto 50% dos não vacinados foram infectados.

Para os testes, foram avaliados 627 profissionais de saúde do Hospital da Cidade de Ankara, sendo 158 homens e 469 mulheres com idade média de 35 anos.

Cerca de 536 foram imunizados com a Coronavac e 91 não foram vacinados. Os pesquisadores também avaliaram características demográficas, status de vacinação e histórico de Covid-19 antes ou após a imunização.

Dos vacinados com o imunizante do Butantan 38 pessoas (7%) desenvolveram Covid-19 após a vacinação e não precisaram de internação; 146 deles (27%) tiveram a doença antes de tomar o imunizante.

Já entre os participantes não vacinados, cerca de 50% (46) tiveram a doença.

Outro estudo clínico de fase 3, feito na Turquia, demonstrou a ficácia de 83,5% da vacina contra casos sintomáticos de Covid-19 e 100% contra a doença grave.

Os pesquisadores também destacam uma análise de efetividade conduzida no Chile mostrou que a vacina protegeu 65,9% contra casos sintomáticos, 87,5% contra hospitalizações e 90,3% contra internações.

Os cientistas turcos destacam a eficácia do imunizante “considerando que aproximadamente 80% dos casos de Covid-19 em nossa análise ocorreram antes da vacinação do grupo imunizado, acreditamos que a CoronaVac é ainda mais eficaz em prevenir a doença do que os dados anteriores apontaram”, escreveram os pesquisadores.

Fonte: CNN