Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Bolsonaro contraria Anvisa e libera viajante de passaporte da vacina


09/12/2021
 

O governo de Jair Bolsonaro anunciou hoje (7) que viajantes não vacinados contra a covid-19 que chegarem ao Brasil deverão apenas cumprir um isolamento de cinco dias. Chamado de “plano de reabertura das fronteiras”, na prática o presidente ignora os alertas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela adoção do passaporte da vacina. 

Falando em nome do governo, os ministros Marcelo Queiroga, da Saúde, e Ciro Nogueira, da Casa Civil, alegaram que o percentual da população já vacinada já é elevado o bastante para garantir a segurança da “reabertura das fronteiras”.
 
Segundo Queiroga, após a quarentena, os viajantes precisarão testar negativo para Covid-19 em um teste RT-PCR. Também está mantida a exigência de um teste negativo do tipo RT-PCR, realizado até 72 horas antes do desembarque dos passageiros que venham do exterior ao Brasil.
 
Para contrariar as recomendações da Anvisa, Queiroga utilizou o argumento de que é preciso respeitar a liberdade dos que se negam a se vacinar. “É necessário defender as liberdades individuais. Não se pode discriminar as pessoas entre vacinadas e não vacinadas para, a partir daí, impor restrições”, disse o ministro.
 
Negacionismo persistente
Pouco antes do anúncio do frágil plano de contenção da entrada da variante ômicron no país, em evento no Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro afirmou que o passaporte da vacina seria uma “coleira”.
 
Ainda pela manhã de hoje, ele já havia atacado as recomendações da Anvisa e mentido sobre o alcance das medidas sugeridas. “A Anvisa quer fechar o espaço aéreo. De novo, porra? De novo vai começar esse negócio?”, vociferou Bolsonaro.
 
Em novembro, ao contrário do que insinuou Bolsonaro, a Anvisa enviou à Casa Civil notas técnicas sobre a entrada de viajantes no Brasil e não propôs “fechar o espaço aéreo”, mas abrir as fronteiras para aqueles que comprovarem a vacinação e exigir uma quarentena de cinco dias para os não imunizados.
 
Especialistas têm alertado que o Brasil corre risco de se transformar em “paraíso” de turistas antivacina, que podem disseminar rapidamente a nova variante do Sars-Cov2 no país.
 
Fonte: Rede Brasil Atual
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]