Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hospital Amaral Carvalho recebe livro escrito por adolescentes voluntários


08/11/2021

Obra propõe um novo significado do tratamento do câncer e promove identificação às crianças que estão enfrentando essa fase


Crédito: As autoras Ludmila Ferreira (esq.) e Maria Eduarda Leda Lopes

Cinco adolescentes de Lençóis Paulista escreveram o livro "Lucas e Cecília no Mundo das Maravilhas", doado ao Hospital Amaral Carvalho (HAC) para distribuição às crianças em tratamento oncológico.

A obra é uma releitura de "Alice no País das Maravilhas", e os personagens principais são Lucas e Cecília, ambos diagnosticados com leucemia. Ao decorrer da história, os protagonistas passam por situações que os ensinam a ressignificar o tratamento.

De acordo com Maria Eduarda Leda Lopes (18), idealizadora do livro e voluntária da Rede do Câncer de Lençóis Paulista, a ideia era produzir algo que representasse as crianças em tratamento oncológico, para que houvesse identificação. "O objetivo é levar outra perspectiva para esses pacientes, sem um olhar de dó, mas, de força." Além de Maria Eduarda, Ludmila Ferreira (também voluntária da Rede), Yasmin de Andrade, Bruno Salafinos e Isadora Ferraz são escritores do livro.

Paciente José Carlos Lopes de Jesus Filho

Maria Eduarda explica que o projeto começou durante a pandemia e a intenção era evitar que o tema continue sendo um tabu. "Sempre tive o sonho de conhecer a ala de oncologia infantil de grandes centros, como o Hospital Amaral Carvalho. E queríamos algo que chegasse até o hospital, até essas crianças, para mostrar que o diagnóstico é apenas uma vírgula, ainda tem muito para ser escrito depois na vida dos pacientes", ressalta.

O projeto conta ainda com o apoio de Lorena Reginato, jauense conhecida após compartilhar sua história durante o tratamento de um câncer em seu canal no Youtube chamado Careca TV.

O José Carlos Lopes de Jesus Filho (13) recebeu sua edição e já começou a ler. "Eu gosto de histórias em quadrinhos e achei legal falar sobre o tratamento. Gostei também de fazer as atividades", conta. O HAC recebeu 200 exemplares do livro, que conta com caça-palavras, desenhos para colorir, jogo dos sete erros e mensagens aos pacientes.

Distribuição

Foram produzidas três mil cópias que serão distribuídas para hospitais oncológicos e 500 estarão disponíveis para compra na Rede do Câncer de Lençóis Paulista - telefone para informações (14) 3436-1447.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]