Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Centro de Combate à Covid do HAC está sem pacientes há 2 dias


17/08/2021

Hospital Amaral Carvalho tem contrato com Governo do Estado até 30 de setembro e até lá continua atendendo à demanda da DRS-Bauru

Construído às pressas em fevereiro e com início de operação em março deste ano, em meio ao caos da pandemia na cidade de Jaú e ao colapso no atendimento médico, o Centro de Combate à Covid do Hospital Amaral Carvalho ficou dois dias sem pacientes. Boletins da Prefeitura no domingo e na segunda-feira (15 e 16/08) mostraram zero pacientes no 'hospital de campanha'.

O local chegou a atender 34 pacientes nos primeiros 15 dias de funcionamento - entre 3 e 17 de março.  Com capacidade para 39 pacientes, o CCC/HAC nunca chegou a ficar lotado. Os pacientes para lá encaminhados são oriundos das 68 cidades da Diretoria Regional da Saúde de Bauru, por meio do sistema de regulação de vagas do Estado.

Quando foi entregue, em fevereiro, Jaú vivia o caos com pacientes nos corredores da Santa Casa de Jahu esperando por leitos em UTI. Foram mais de 150 mortes de Jauenses naquele mês. A Santa Casa de Jahu chegou a ter 146 pessoas internadas pela covid. Hoje , tem 43. O hospital de campanha está vazio, ao passo que o Hospital Amaral Carvalho tem cinco pacientes na UTI.  Uma grande redução na ocupação de leitos.


Divulgação/arquivo

ATÉ SETEMBRO

Mesmo com essa grande redução na ocupação de leitos, o Centro de Combate à Covid vai continuar aberto para eventual necessidade. O Jaumais solicitou à assessoria do HAC informações sobre o local. A principal resposta é que "o contrato de prestação de serviço com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo encerra-se em 30 de setembro de 2021". Até lá segue aberto.

"A continuidade dos atendimentos (de outubro em diante) só acontecerá se a Secretaria Estadual da Saúde entender que será necessário estender o contrato. Decisão esta que depende única e exclusivamente do Governo de São Paulo", prossegue resposta do HAC.

Balanço dos atendimentos

O Hospital Amaral informa que  de acordo com o levantamento do dia 13 de agosto, 266 pacientes foram atendidos desde o início das atividades, em 3 de março de 2020.

Até o momento foram atendidos pacientes de 40 municípios da região: Agudos, Arandu, Arealva, Avaré, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boituva, Boracéia, Borborema, Borebi, Brotas, Dois Córregos, Getulina, Iacanga, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaí, Itaju, Itapuí, Itararé, Jaú, Lençóis Paulista, Macatuba, Mineiros do Tietê, Ourinhos, Paranapanema, Pederneiras, Pirajú, Pirajuí, Porangaba, Pratânia, Presidente Alves, Reginópolis, Ribeirão Bonito, Santa Adélia, São Manuel e Torrinha.

O Centro de Combate à COVID-19 do Hospital Amaral Carvalho recebe pacientes encaminhados por hospitais das 68 cidades da região que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru. A unidade não presta atendimento direto à população.


Divulgação/arquivo

Próximos passos - Quais atividades do Hospital Amaral Carvalho estão sendo levadas para aquele local?. A resposta é esta: "O Hospital Amaral Carvalho pretende continuar utilizando a área da Unidade Ana Maria França Ferraz para outros atendimentos à saúde da população, desta vez, ligados à área de oncologia, que é a atividade principal do HAC. Alguns projetos já estão sendo analisados e serão anunciados assim que forem definidos."

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]