Reajuste de 9,22% no salário de quem trabalha em hospitais filantrópicos

04/08/2021

Índice não vale para Santa Casa de Jahu, Hospital Amaral Carvalho e Santa Casa de São Manuel, que negociam Acordos Coletivos específicos (leia no fim do texto)

A campanha salarial para hospitais filantrópicos e Santas Casas foi finalizada com reajuste de 9,22%, a ser aplicado em três parcelas, tendo como base o salário de junho de 2021. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região e o Sindhosfil (sindicato patronal) assinaram a Convenção Coletiva 2021/2022.

A presidente do Sindicato da Saúde, Edna Alves, explica que o aumento será em três parcelas, a primeira delas em 1º de julho, portanto, o hospital que ainda não aplicou nos salários pagos em agosto deverá pagar a diferença na folha de setembro.

O  índice de 9,22% vale para hospitais e santas casas que não assinaram acordo coletivo: hospitais de Brotas, Lençóis Paulista, Barra Bonita, Bariri, Pederneiras, Bocaina, Torrinha, Boa Esperança do Sul, Dourado, Ribeirão Bonito, Dois Córregos e Macatuba.

CARTA DE AUTORIZAÇÃO – A Convenção Coletiva prevê que os trabalhadores dos hospitais da base autorizem ou não o desconto da Contribuição Negocial de 0,7% nos salários. O Sindicato da Saúde fará plantão para recolher as cartas.

Quem autorizar o desconto ficará protegido pela Convenção Coletiva e terá garantido todos os direitos. Quem não quiser ser representado pelo Sindicato e fizer a carta de oposição pode ser excluído de todas as cláusulas.

FAÇA AS CONTAS - As outras parcelas serão em outubro (3%) e janeiro de 2022 (3,22%).  Para fazer a conta de quanto recebe é preciso pegar o salário de janeiro e acrescentar 3% agora.

Para o salário a receber em novembro pega o salário de junho é acrescenta 6%. Para o salário a receber em fevereiro 2022, pega o salário de junho deste ano e acrescenta 9,22%.

BENEFÍCIOS – A Convenção Coletiva mantém os benefícios dos anos anteriores, como cesta básica, jornada de 12x36 horas, adicional de insalubridade sobre o piso estadual, feriado da categoria e outros.

CESTA BÁSICA - A cesta básica teve uma alteração. Agora, é obrigatório fornecer uma “lata” de achocolatado. A medida foi tomada porque alguns hospitais estavam fornecendo material de qualidade ruim vendidos em pacotes plásticos.  Produtos em lata costumam ser de qualidade melhor.

GANHO REAL - Edna Alves diz  que o índice de reajuste é importante para recuperar o poder de compra dos salários, mas ainda está abaixo do que a categoria merece. Segundo ela, por causa da pandemia e das medidas do governo federal contra os trabalhadores, não se consegue mais obter ganhos reais.

SALÁRIO DE INGRESSO EM 1º /07/2021

- Apoio: R$ 1.211,01

- Administração: R$ 1.252,21

- Auxiliar de Enfermagem: R$ 1.361,66

- Técnico de Enfermagem: R$ 1,464,56

- Enfermeiro: R$ 2.791,20

Link da Convenção Coletiva 2021/2022

ACORDO COLETIVO EM ALGUNS HOSPITAIS

Os hospitais e Santas Casas que fizeram Acordo Coletivo de Trabalho específico não seguem a Convenção Coletiva do Sindhosfil. As regras são outras, casos da Santa Casa de Jahu, que fechou antes reajuste de 8,5% em duas parcelas (julho e novembro).

E ainda Hospital Amaral Carvalho e Santa Casa de São Manuel, que estão negociando em separado. Os acordos coletivos específicos e convenções estão no site www.sindsaudejau.com.br .