Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Doria ignora interrupção de melhora da pandemia e anuncia novas flexibilizações na sexta


06/05/2021

Ignorando que os números de casos, internações e mortes por covid-19 pararam de cair no estado de São Paulo, mantendo-se em patamares muito elevados, o governador João Doria (PSDB) afirmou hoje (5) que novas flexibilizações na quarentena serão anunciadas na próxima sexta-feira (7). “Depois de amanhã, nós apresentaremos a nova fase do Plano São Paulo, que começa a valer a partir da segunda-feira da próxima semana. Estamos otimistas com relação à evolução do processo, migrando, talvez, para uma fase menos restritiva”, disse Doria. Na semana passada, o governador já havia indicado que o plano sofreria alterações, para permitir maior abertura do comércio, mesmo com a pandemia descontrolada. 

Doria não deu detalhes de como será essa nova fase de flexibilizações. Atualmente, todo o estado está na fase de transição da quarentena, inventada por Doria para liberar a abertura de todo o comércio e os serviços, além de academias, clubes, teatros e cinemas, entre as fases vermelha e laranja, que são as mais restritivas. Essa fase não faz parte do escopo original do Plano São Paulo e, na prática, é tão branda quanto a fase amarela. Essas mudanças marcam uma rendição do governador à pressão de empresários que dizem não aceitar mais as medidas de combate à covid-19. 
 
Pobres e negros têm mais risco de morrer de covid-19 e devem ser priorizados na vacinação
A pandemia, no entanto, não se rendeu. Após algumas semanas de queda nos números de novos casos, internações e mortes por covid-19, a comparação das últimas duas semanas mostra uma estagnação. No entanto, em patamares que só não maiores do que os ocorridos nos meses de março e abril deste ano. Das 17 regiões do estado, 12 ainda estão com ocupação de UTI acima de 80%, sendo que cinco estão acima de 90%.
 
É preciso considerar que, hoje, São Paulo tem mais de 13 mil leitos de UTI. No final de fevereiro, eram 9.245. Isso faz com que possa haver muito mais pessoas internadas e a taxa de ocupação de UTI ser menor do que em outros momentos da pandemia, distorcendo a análise da situação.
 
Com as unidades de terapia intensiva (UTI) lotadas, São Paulo teve milhares de mortes de pessoas com covid-19 esperando por um leito de UTI, entre os meses de março e abril. Depois disso, com as medidas mais restritivas da quarentena, as novas internações registraram quatro semanas de queda. Mas agora, passadas duas semanas do afrouxamento da quarentena por Doria, o número parou de cair e estagnou com média acima de 2.200 internações por covid-19 por dia, nas últimas duas semanas. Hoje, há 10.235 pessoas internadas em UTI e 11.048 internados em enfermarias.
 
Flexibilizações com a contaminação descontrolada
Após dois meses de aumentos constantes de casos, chegando a superar uma média de 16 mil novos casos de covid-19 por dia, São Paulo registrou duas semanas de quedas no número de novas contaminações, por conta das medidas de restrição das fases vermelha e emergencial da quarentena.
 
No entanto, com duas semanas das flexibilizações determinadas por Doria, a queda foi interrompida e a última semana teve média de 12.887 novos casos por dia, um aumento de 2,5% em relação à semana anterior. Esse patamar só não é maior do que os ocorridos nos meses de março e abril deste ano, o que mostra que a situação ainda é de descontrole da pandemia.
 
Fonte: Rede Brasil Atual
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]