Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicato se reúne com Hospital T. Perlatti para tentar evitar atraso de salários e greve


30/04/2021

A ameaça de que o Hospital Thereza Perlatti poderá não ter dinheiro para pagar os funcionários em junho mobilizou o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região. A presidente Edna Alves e o advogado Nilton Agostini Volpato se reuniram na manhã desta sexta-feira (30/04) com dirigentes da associação para discutirem alternativas que evitem mais prejuízo para os trabalhadores. Atualmente, o hospital não consegue pagar em dia reajustes salariais, férias e o FGTS.

Na reunião no sindicato, o gestor Andrey Negroni disse que o hospital está com atraso no repasse de verbas do governo do Estado e que por conta da demora na analise da renovação do convênio deixou de receber repasses durante dois meses em 2020 e mais dois meses no início deste ano, totalizando R$ 1,4 milhão.

Ele apresentou alguns números da dívida do hospital, disse que fez um ajuste na concessão das férias dos funcionários por falta de dinheiro para pagá-los dentro do que prevê a legislação, citou algumas iniciativas para conseguir liberar recursos que vieram para o setor de covid-19 do hospital e que ainda não podem ser utilizados. “O pagamento agora em maio, referente abril, está garantido”, disse Negroni, admitindo a chance de ocorrer atraso de alguns dias. O salário de junho ele não garante.

Greve?

A sindicalista Edna Alves lembra que o último reajuste salarial concedido pelo hospital foi em 2016 e que ação judicial tenta garantir os direitos dos cerca de 300 colaboradores do hospital. O FGTS só foi pago até 2018 e o 1/3 das férias não foram pagos.  “A recomendação nossa é para que o trabalhador da saúde não saia de férias sem receber”.

Por conta dos problemas, Edna Diz que já foi procurado por funcionários propondo um paralisação. Ela está atenta ao cenário e admite convocar uma assembléia geral para definir ou não sobre greve caso salários comecem a atrasar como era em 2017 e que culminou numa greve vitoriosa de quase um mês.

Alternativas

Durante a reunião, Edna Alves ligou para o prefeito Ivan Cassaro para expor a situação do hospital. Ele se comprometeu a levar a demanda do Thereza Perlatti à Secretaria de Saúde do Estado na quarta-feira, quando terá reunião no palácio do governo. Um dirigente do hospital deverá acompanhar a visita.

Andrey Negroni espera que o Estado resolva o impasse criado por uma resolução estadual que dificulta o uso dos recursos recebidos para a pandemia. Na próxima semana a Associação Beneficente Thereza Perlatti deverá convidar a imprensa para informar sobre a situação financeira da entidade e se teve algum sinal positivo do Estado.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]