Unoeste oferta até 80% de bolsa de estudo para Enfermagem Jaú

27/04/2021

Concurso de bolsas será realizado dia 19 de junho e oferecerá 50 vagas para Enfermagem Jaú

Yasmin Pataro, 21 anos, foi a 2ª colocada do 1º concurso de bolsas realizado pela Unoeste no final de 2020 (Foto: Thays Gonçalves)

A pandemia certamente vai nos deixar profundas lições. Uma delas será marcada pelo protagonismo da enfermagem no sistema de saúde. Um fato que sempre existiu, só que não era tão visto como agora. Diante desse cenário, todos perceberam a importância desse profissional e o quanto seu papel é fundamental na área da saúde. Por ser um profissional essencial, sua demanda é global e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faltam 5,9 milhões de enfermeiros no mundo.

No entanto, para atender as demandas desse setor, é indispensável a qualificação profissional. Por isso, investir em uma formação de qualidade é o primeiro passo para quem busca seguir essa carreira. Sabendo desse déficit mundial e como forma de incentivar a formação de novos enfermeiros, a Universidade do Oeste Paulista preparou um concurso de bolsas com vantagens imperdíveis para o Vestibular de Inverno 2021 de Enfermagem Jaú.

Os inscritos poderão concorrer a bolsas de estudo que podem chegar em até 80% na mensalidade durante toda a graduação. Seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, o concurso será realizado no dia 19 de junho, das 13h às 17h, no novo Campus da Unoeste em Jaú, localizado na Avenida Antonio de Almeida Pacheco (Av. Totó Pacheco), nº 2945. As inscrições já estão abertas, são feitas exclusivamente pelo site, no valor de R$ 40.

O objetivo da Universidade é incentivar a participação e aprimorar o desempenho dos inscritos, premiando aqueles que obtiverem as melhores colocações na classificação do concurso. As bolsas ofertadas serão da seguinte forma: uma bolsa de 80% para o 1º classificado; duas bolsas de 50% para o 2º e 3º colocado; sete bolsas de 30% de 4º ao 10º; e vinte bolsas de 25% do valor da graduação do 11º ao 30º colocado. Além disso, os inscritos que ficarem da 31ª a 50ª posição receberão bolsas de 15% nas mensalidades.

Futura Enfermeira

Yasmin Pataro, 21 anos, natural de Jaú, foi a segunda colocada do primeiro concurso de bolsas realizado pela Unoeste no final de 2020, ela garantiu a sua vaga na primeira turma de Enfermagem na cidade com bolsa de estudo. A caloura relata que foi uma grande alegria.

“Conseguir a bolsa de estudo me exigiu muito esforço, afinal eu já vinha há dois anos fazendo cursinho e confesso que já estava sem esperanças, até que apareceu o concurso. Fiz a prova, mas não imaginava que fosse entrar na universidade e muito menos garantir o benefício, ainda mais por todo o meu curso. Com certeza, foi uma explosão de felicidade e gratidão”, recorda.

A acadêmica conta que já queria ingressar na área da saúde, mas ainda não sabia o que fazer, até descobrir que se encaixava no âmbito do exército e da perícia criminal. “Decidi fazer enfermagem por dois motivos, o primeiro por ser um dos cursos exigidos por essas áreas e o outro, pelo fato de que a enfermagem é muito rica na questão do cuidar, na ciência e na relação interpessoal. Foi aí então que optei pela Unoeste, por ser uma universidade referência, por ser na minha cidade e por ter recebido elogios sobre a estrutura”, revela.

Sobre a experiência com a graduação, Yasmin diz que está sendo incrível, e que o curso traz um olhar diferente sobre as questões de saúde no Brasil e na comunidade. “É um dos objetivos dos professores, trabalhar com casos, feitos por eles, que estão próximos da realidade e que assim tenhamos uma dinâmica mais abrangente das situações, para depois termos mais conhecimento, ciência e prática no momento de exercermos as atividades no futuro”.

A futura enfermeira é só elogios em relação a estrutura da faculdade. “A estrutura da Unoeste tanto física, quanto pedagógica, eu não tenho do que reclamar. É tudo muito especial e acolhedor. Aqui eles se preocupam com tudo, para que você possa receber a didática proposta no conteúdo dos planos de aula e consiga realmente aprender. A estrutura das salas e dos laboratórios é de longe a melhor que eu poderia vivenciar. Tem tudo para que eu consiga atingir o objetivo de aprendizagem e me tornar uma profissional qualificada”, finaliza.

Ensino de Excelência

A Faculdade de Enfermagem da Unoeste tem excelente avaliação pelo Ministério da Educação (MEC): conceito 4, de escala que vai de 1 a 5. O curso também teve destaque na última avaliação do Ranking Universitário Folha (RUF 2019), sendo o 8º melhor particular no Brasil e o 3º no estado de São Paulo.

Vale destacar que a Unoeste está entre as melhores universidades particulares: é a 2ª melhor do Estado de São Paulo e está entre as melhores do Brasil, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente, que deu conceito 4 para a universidade, em escala que vai até 5.

Inscrições

Todas as informações do Concurso de Bolsas já podem ser conferidas no edital próprio divulgado pela página do processo seletivo, no site da Unoeste. As inscrições seguem até o dia 16 de junho, somente pela internet.

Outras possibilidades de ingresso

Além do concurso de bolsas, há outras maneiras para ingressar na segunda turma de Enfermagem Jaú da Unoeste e uma delas é através da nota do Enem. Quem escolher essa opção poderá adquirir benefício de até 40%, caso tenha pontuação superior ou semelhante a 650 no exame. Para os que tenham nota abaixo do valor estabelecido no edital e superior a 550, a bolsa será de até 30%. Mas essas vantagens são apenas para os candidatos que efetuarem a matrícula até 31 de maio! Para os candidatos aprovados a partir de 1° de junho, a bolsa de estudo será de 15%. Aquele que optar por essa forma de ingresso, poderá verificar o status de aprovação logo após a conclusão da inscrição.

Para quem escolher a Prova On-line, o benefício será de 15% de bolsa. Nesta modalidade, o processo é feito no melhor horário para o candidato. Conforme instruções no edital deve-se respeitar a duração de 3h consecutivas para responder as 20 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação.

Outra possibilidade de ingresso é o processo seletivo para portadores de diploma de curso superior. Para esses candidatos, a inscrição deverá ser feita na secretaria da Unoeste, localizada no novo campus Jaú, na Avenida Antonio de Almeida Pacheco (Av. Totó Pacheco), nº 2945, 2º Zona Industrial, próximo ao Shopping Território do Calçado. Os inscritos serão informados sobre o resultado através da própria secretaria. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3624-1109.