Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Teste do cotonete para covid-19 precisa colher amostra em nariz e garganta


26/04/2021

Tem lugar que colhe secreção apenas do nariz, o que leva a dar o resultado falso-negativo

Tem sintomas de covid-19? Vai fazer algum teste para detectar? Fique atento à coleta de material. Principalmente se for fazer o teste do cotonete (swab). A recomendação e protocolo padrão é que se colha amostras de secreções nas narinas e na garganta. Mas não é isso que ocorre alguns hopistais, pronto-socorro e até laboratórios particulares da região.
Tem lugar colhendo secreção apenas do nariz, o que leva a dar o resultado falso-negativo. Recebemos denúncia de parente de profissional da saúde de que o primeiro teste, só no nariz, deu negativo. Depois, com a piora os sintomas e da doença, novo exame RT-PCR feito dentro do padrão ouro, incluindo nariz e garganta, o teste deu positivo.
"Pai de uma profissional da saúde passou por isso em hospital da região. Teve resultado negativo no primeiro teste, quando só colheram o material no nariz. Ele piorou e fez novo teste, aí sim o correto, incluindo o cotonete na garganta. Deu positivo para covid. E com a piora na doença precisou ser transferido para Jaú", alerta Edna Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e região

SAIBA MAIS (FONTE: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/)

COMO FUNCIONA O RT-PCR?
O teste que possui maior exatidão, sendo considerado padrão-ouro, é o RT- PCR (reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase). Esses nomes complicados são processos que garantem a capacidade de identificar a presença do vírus.

O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). Ela também pode ser feita com a lavagem broncoalveolar, que é realizada lá dentro do pulmão em casos específicos.

QUANDO O RT-PCR PODE SER FEITO?
A coleta pode ser feita a partir do terceiro dia após o início dos sintomas até o décimo dia, já que nos primeiros dias de contaminação há maior presença do vírus. É importante que os resultados sejam coletados e avaliados por um profissional de saúde. Também pode haver necessidade de repetição do teste.

COMO FUNCIONAM OS TESTES SOROLÓGICOS?
Já os testes sorológicos devem ser feitos a partir do oitavo dia do início dos sintomas, pois já há produção de anticorpos contra o vírus –principalmente o IgM. Esse exame é realizado em laboratório a partir da obtenção de amostras de soro após a coleta de sangue das veias com agulhas estéreis.

Os testes rápidos
No caso dos testes rápidos, eles podem ser feitos em farmácias, porém existem incertezas quanto à precisão desses exames. Sendo assim, é preciso que um profissional de saúde indique o teste e interprete os resultados para evitar conclusões inadequadas.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]