Máscara inovadora contra covid-19 produzida no interior é apresentada a prefeituras da região

23/04/2021

A proteção do profissional de saúde que atua na linha de frente da pandemia e que trabalha em contato com o público tem motivado empresas a buscarem inovações que substituam EPIs importados. Um equipamento inovador é a máscara de proteção facial 3x1 contra vírus e bactérias produzida no interior paulista e que está sendo apresentada a prefeituras da região dias depois de ser levada ao Ministério da Saúde. Entre terça e quarta-feira (27 e 28/04) o consultor Geraldo José Gonçalves da Silva, da Sanity Consultoria, vai apresentar a máscara a prefeitos de Jaú, Barra Bonita, São Manuel, Igaraçu do Tietê, Areiópolis e Pratânia. Outras prefeituras serão visitadas na sequência.

A empresa já se comprometeu a fazer a doação de algumas unidades aos bombeiros e policiais de Ribeirão Preto. Geraldo Silva diz que o objetivo é que os prefeitos e secretários de saúde conheçam o EPI e os coloquem à disposição dos servidores públicos, garantindo proteção muito além das tradicionais máscaras utilizadas hoje em dia. “O foco são os profissionais da saúde de hospitais, de clínicas e de unidades de saúde, mas todo trabalhador em contato com o cidadão precisa ter um EPI como esse para garantir sua segurança nessa pandemia difícil de ser controlada”.

O “respirador facial total 3x1”, como é chamado, foi desenvolvido pela empresa Bio-Data do Brasil, de Ribeirão Preto (SP), renomada em produção de equipamentos médicos para cirurgia cardíaca, hemodinâmica, ressonância e tomografia, respiração e oncologia. Em março, a máscara BioFace foi apresentada ao Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região, cuja presidente Edna Alves fez questão de testar. Ela disse que o EPI ajusta muito bem ao rosto e tem qualidade para cumprir o que promete, o de evitar a propagação do coronavírus. “Tudo que vier como novidade para proteger o trabalhador tem nosso apoio.”

Filtro substituível - O EPI possui um filtro esterilizado e substituível após 12 horas de uso. É considerado 3x1 porque oferece proteção ocular (mesmo quem usa óculos pode utilizar); proteção facial desde a testa até o queixo; e proteção das vias respiratórias (nariz e boca). Substituir ao mesmo tempo óculos de proteção, o face-shield e a máscara.

Eficiência - Segundo a fabricante, o EPI foi testado e teve sua eficácia comprovada na disseminação de vírus e bactérias pela Unicamp. O EPI não embaça como os óculos de proteção tradicional, uma vez que o compartimento ocular é separado do respiratório. É indicada para uso em ambientes contaminados, insalubres e onde possa ocorrer agentes infecciosos.

FOTO:

Geraldo Silva, da Sanity, faz doação à Edna Alves (Sindicato da SaúdeJaú) de máscara e refil que compõem o kit da máscara da Bio Data