Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

LIMPEZA VIRA PROFISSÃO DE RISCO NA PANDEMIA


20/04/2021
 

Levantamento feito pelo jornal Estado de Minas com base na PNAD demonstra quem são os profissionais mais internados na pandemia: 62% dos internados são faxineiros, garis e auxiliares de limpeza, 30% são aposentados, 6,5% são empregados domésticos, diaristas e cozinheiros, seguido por técnico ou profissional de saúde de nível médio (0/3%), vendedor (0,3%), caminhoneiro (0,3%), entregador de mercadorias (0,3%), auxiliar de produção (0,3%) e outros (0,3%). 

O levantamento comprova: Quem paga a conta mais cara da pandemia são os trabalhadores terceirizados e precários em geral, sendo que os faxineiros, garis e auxiliares de limpeza são profissões tipicamente terceirizadas no Brasil.
 
A informação, extraída pela reportagem do jornal Estado de Minas da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) COVID-19, do IBGE, foi realizada entre maio e novembro de 2020 em 295 residências em que pessoas foram hospitalizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Ainda conforme a reportagem, “de acordo com a pesquisa do IBGE, o vírus pandêmico levou para os leitos hospitalares, bombas de oxigênio e respiradores as profissões de pessoas humildes, que vivem com menos de um salário e meio por mês e necessitam de se expor ao transporte público abarrotado para realizar o ofício que traz pão para a mesa de suas casas. A renda média dos faxineiros e auxiliares de limpeza internados pelo menos um dia devido à COVID-19 é de R$ 1.482, segundo a pesquisa.”
 
Fonte: Olhar de Classe
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]