Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Automedicação agrava situação de pacientes infectados pela Covid-19, diz médica


30/03/2021
 

No sábado (27), o Brasil registrou 3.438 mortos por Covid-19. Pelo terceiro dia consecutivo, o país supera 3 mil vítimas em apenas 24 horas. Na percepção da infectologista Raquel Muarrek, que também é médica intensivista, neste momento os novos casos estão se desdobrando para níveis mais graves da doença. Sobre isso, ela afirma que sua primeira recomendação é que as pessoas parem de tomar remédios por conta própria. 

“A principal recomendação é não se automedicar. A gente sabe que a primeira fase desse vírus tem uma replicação dentro do organismo e o corpo do paciente se protege ou fabrica a sua própria defesa. Essas idas e vindas e a ansiedade do paciente em fazer a automedicação ou de ir evoluindo com vários kits de medicamentos, que não são indicados, fazem com que esse indivíduo fique desprotegido na fase inflamatória", afirma.
 
Segundo Muarrek esta fase se dá entre o 9º e 10º dia de contágio, e é quando o vírus voltaria a se manifestar com uma prova inflamatória mais alta.
 
"Quando eu recebo este paciente com nove ou dez dias, ele está vindo mais tardio para nós. Porque ele vai se automedicando, tomando medidas, vai tomando medicações e chega para nós com uma inflamação muito aumentada, alta alteração pulmonar e já necessitando de oxigenioterapia com gravidade maior a partir de dez ou doze dias”.
 
A infectologista e intensivista diz que ao testar positivo para a Covid-19, o paciente precisa, antes de tudo, ser bem assistido e orientado. Também é necessário seguir com a análise da prova inflamatória sequencial. "A cada três ou quatro dias ele deve ser analisado por um médico ou serviço que o acompanhe".
 
Fonte: CNN
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]