Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vidas da saúde importam!


08/03/2021

(Texto de Edna Alves  publicado no jornal UGTS-SP NOTÍCIAS “Especial Mulher 2021”) 

Fazemos parte de uma categoria profissional formada em grande parte por mulheres. Na enfermagem somos 85% entre os mais de dois milhões de trabalhadores no país. Ampliando para toda a área da saúde o país tem mais de cinco milhões de profissionais.

Todas essas vidas importam. Neste dia 8 de março de 2021 lembramos mais uma vez do Dia Internacional da Mulher. A histórica data sempre foi marcada pelas lutas de mulheres por melhores condições de trabalho. E até hoje a luta continua.

Nós, mulheres, estamos morrendo vítimas de uma pandemia que muitos brasileiros não a reconhecem como uma catástrofe mundial. Milhares de mulheres já morreram no Brasil por causa do vírus. E vão continuar morrendo enquanto a principal autoridade do País continuar achando que a vida pouco importa.

Números do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apontam que 1º de março 594 auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros morreram vítimas de covid.

Isso sem contar os demais profissionais que integram o setor da saúde, que são representados por nós e pelos demais sindicatos filiados à Federação Paulista dos Trabalhadores da Saúde.

Em Jaú, até fevereiro, morreram cinco profissionais da enfermagem, quatro delas mulheres jovens, mães, trabalhadoras... Morreram outras seis pessoas da saúde, incluindo três médicos.

As vidas delas (es) importam sim e em nome de todas as demais vítimas devemos fazer um minuto de silêncio neste 8 de março. E protestar os outros minutos e horas. Não há clima para distribuir flores.

 

Edna Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região e diretora de Assuntos de Diversidade Humana e de Gênero da UGT-SP

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]