Vacinação em Jaú começa com funcionárias da Prefeitura: hospitais recebem depois

21/01/2021

Começou a vacinação em Jaú em evento no Pronto Atendimento do São Judas, com transmissão ao vivo, no qual estiveram o prefeito Ivan Cassaro, o vice Tuco Bauab, o secretário de Saúde Rodrigo Brandão e mais alguns convidados.

Três profissionais servidoras públicas da saúde municipal receberam a vacina. Os hospitais só vão receber as vacinas na sexta-feira e vão fazer a imunização dos profissionais de linha frente. Jaú só tem vacina neste momento para cerca de 25% dos profissionais da saúde da cidade – estimativa de 6.000 trabalhadores.

O secretário de Saúde explicou as próximas etapas. “A partir de agora é oficialmente iniciada a vacinação em Jaú. Vamos fazer somente pessoas da linha de frente, funcionários que trabalham diretamente com a covid. Hoje, o pessoal  da vacinação vai receber a vacina, além dos que estão em atendimento de ambulatórios e enfermarias.”

Segundo ele, a Santa Casa de Jahu, que é o hospital de referência de tratamento de covid na região, vai receber até amanhã a vacina para aplicar nos funcionários (os prioritários). O mesmo ocorre com o Hospital Amaral Carvalho, que tem pacientes oncológicos internados por causa da covid.

Chegaram 2.960 doses na noite de quarta-feira, entregues diretamente na Secretaria de Saúde.É suficiente para imunizar 1.480 profissionais de saúde – a segunda dose será aplicada em 21 dias. Rodrigo Brandão espera receber lotes semanais do governo do Estado para ampliar os grupos a serem vacinados.

Quem foi vacinada? A técnica de enfermagem Mara Regina Santangelo, 64 anos, foi primeira jauense que recebeu a vacina. “Agradeço. É muito importante. Vai salvar vidas e anos ajudar a salvar”, comentou.

A segunda vacinada foi a também técnica Maria Tereza Coelho de Souza, 64 anos. Depois, também recebeu a vacina Ana Camila Pereira da Silva, 34 anos, também da enfermagem. Outros profissionais da saúde devem continuar sendo vacinados ainda hoje.

O prefeito Ivan Cassaro, em entrevista à Central da Notícia, disse que “temos de cuidar primeiro de quem cuida de gente, que é o pessoal aqui que cuida da saúde de nossa população”.