Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Secretário de Saúde de Jaú e representantes de prefeituras conhecem sistema de gestão que informatiza todo o setor


15/01/2021

O secretário de Saúde de Jaú, Rodrigo De Callis Brandão e representantes de prefeituras da região conheceram de perto o sistema Umano da Simus, de informatização e de gestão completa e integrada do setor de saúde de uma cidade ou de um estabelecimento de serviço de saúde. A reunião com o diretor da Simus, Adalberto Lonco Zianni, ocorreu na tarde de quinta-feira na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú.

O Sistema Integrado Municipal da Simus é utilizado em dezenas de prefeituras. Tem capacidade de agilizar atendimento dos pacientes, reduzindo fila de espera, agendamento de consultas on-line via aplicativo, facilita a dispensação e controle de estoque de medicamentos, centraliza todo o prontuário de cada cidadão e gera relatórios dos mais diversos para serem enviados aos órgãos de controle nacional ligados ao Ministério da Saúde. 

Transparência - "No Simus fica tudo registrado, cada ação e cada informação colocada dá pra auditar", disse Adalberto, garantindo a eficiência do sistema e a transparência tão apregoada pelos gestores municipais. Segundo ele, é possível ampliar os repasses governamentais com base em controles que o sistema dispõe para transporte de pacientes e até nas ligações telefônicas feitas entre os departamentos de saúde e os pacientes.

Ele explica que por ser todo integrado ao SUS e ao Ministério da Saúde, o sistema reduz a demanda por profissionais nos serviços burocráticos, liberando-os para o atendimento ao paciente.

O sistema funciona on line, com acesso por internet, e pode ser utilizado em todas as unidades de saúde do Município e também em todos os prestadores de serviços. Um exame médico, por exemplo, agendado pelo posto de saúde define data, horário e nome do prestador de serviço. No fim do mês, o sistema faz o relatório de cada procedimento com cada prestador de forma automática.

'O Simus é hoje o melhor sistema de gestão de saúde pública do Brasil", afirma Zianni. Os pilares do sistema, segundo ele, são "integração" e "informação", evitando erros frequentes quando se elaboram planilhas e relatórios manualmente. "Não existe retrabalho."

Exames, medicamentos, agendamentos, tratamentos e toda parte de regulação está integrada ao sistema, que permite ao médico e aos gestores da saúde acessar de qualquer lugar. E aponta que não é necessário grande investimento em equipamentos, uma vez que o sistema funciona até mesmo em celulares, tablets e computadores básicos. 

Empolgação - Após a reunião na qual conheceu o sistema, o secretário de Saúde de Jaú, Rodrigo Brandão, disse que o sistema "é o sonho de qualquer gestor da saúde". Segundo ele, Jaú possui um sistema informatizado, mas não é abrangente e nem tão eficiente, sem contar que o custo do contrato é bem elevado. Empolgado com a possibilidade de dar um choque de gestão na saúde e oferecer agilidade e qualidade no atendimento à população, o secretário vai mostrar o sistema ao prefeito para analisar a viabilidade.

O sistema da Simus será apresentado em detalhes ao prefeito Ivan Cassaro, que já tem noção do que se trata após conversar com o consultor hospitalar Geraldo José Gonçalves da Silva, da Sanity Consultoria, que está atuando para melhorar a gestão de saúde em prefeituras do Estado  - Dois córregos, Bariri, Bocaina, Ribeirão Bonito, Areiópolis também estão conhecendo o sistema. 

Detalhes - Segundo Geraldo Silva, o UMANO/SIMUS é “integrado” por que reúne tudo num mesmo ambiente, além dos programas oficiais do governo também estão interligados todos os prestadores do município. Segundo a SIMUS, a faturação de um prestador no UMANO/SIMUS somente é liberada para pagamento depois de comprovado pelo sistema a efetiva realização do serviço. Isto resulta em economia e eficiência. Toda a responsabilidade de infra-estrutura remota com data-centers e processamento dos dados é da Simus.

  
  

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]