Desemprego depois dos 40: como lidar com a discriminação de idade

23/10/2020

Em meio ao desemprego recorde, profissionais com mais de 40 anos, além de enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, podem ter de entrar na disputa em posição de desvantagem porque precisam também superar a questão da discriminação de idade.

Um dos autores do livro “Finding Work After 40: Proven Strategies for Managers and Professionals” (Achando trabalho depois dos 40, estratégias comprovadas para gestores e profissionais, em tradução livre), Robin McKay Bell afirma que esses profissinais devem estar prontos para enfrentar a questão do ageísmo (discriminação por idade) em seleções de emprego.

Segundo Bell, antes da entrevista, esse profissional se prepara lembrando detalhes dos empregos anteriores e o quanto se saiu bem em cada um. Só que na “hora H”, o gerente da área com a vaga aberta e o profissional de RH que vão entrevistá-lo são pelo menos 15 anos mais novos.

“Há um olhar de surpresa no rosto do gerente. Seu currículo não diz sua idade, mas não tem mais como esconder. Você tem mais de 50 anos e nunca esteve tão consciente disso. A entrevista toma rumos estranhos e, mais tarde, quando se lembra dela, percebe que não conseguirá o emprego e se arrepende de não ter se preparado para a questão da idade”, afirma Bell.

Ele e Liam Mifsud propõem na obra que os profissionais façam uma análise sobre os estereótipos e as objeções mais comuns de empregadores em relação aos candidatos mais velhos para estarem melhor preparados para as seleções.

Os dois autores chamam de “sete elefantes" os estereótipos em relação aos profissionais mais velhos que influenciam nas seleções. “O desafio é reconhecer e entender cada elefante e responder de forma positiva”, afirma Bell.

Depois de vencer essa etapa, segundo ele, é hora de “relaxar, sorrir, olhar os entrevistadores nos olhos, ser você mesmo e não pensar na idade."

Veja o que são esses sete elefantes e como lidar com cada um deles:

1. Pessoas mais velhas não trabalham para um chefe mais novo ou com uma equipe jovem
Segundo Bell, este é um “elefante grande”. O candidato mais qualificado pode perder o cargo porque os mais jovens não querem uma pessoa mais velha trabalhando abaixo deles. Eles não conseguem aceitar alguém da mesma idade de seus pais se reportando a eles. Nas pirâmides corporativas, há pessoas mais velhas no topo, por isso, a expectativa é que, em uma certa idade, uma pessoa ocupe um lugar específico na hierarquia.

Pergunte a si mesmo: o sucesso na função significa ser capaz de se encaixar em uma equipe jovem ou será o resultado do acúmulo de experiências e habilidades técnicas? Se a equipe é jovem, sua idade será um fator a ser pesado. Mas, se o trabalho requer experiência e habilidades que você tem, a idade não deve ser um problema.

O que fazer: faça a pergunta mencionada acima na entrevista. É uma maneira de expor a verdade sobre a posição e a cultura da empresa.

2. Pessoas mais velhas são superqualificadas
O empregador pode ter receio de que você está aceitando o trabalho para ficar por um tempo até encontrar algo melhor.

O que fazer: Sugira que seja feito um contrato com o período mínimo de permanência na empresa e destaque no seu currículo apenas as experiências relevantes para a vaga. Se o seu currículo está repleto de experiências, foi você quem informou a eles que é superqualificado.

3. Pessoas mais velhas não têm energia
Mesmo com exercícios regulares, é provável que você esteja menos em forma do que estava há 10 anos. Mas, no local de trabalho, os jovens podem desperdiçar muita energia. Uma pessoa madura muitas vezes realizará mais no mesmo período de tempo, porque a tarefa é realizada de forma mais eficiente e focada.

Na história da lebre e da tartaruga, a tartaruga vence porque ela não está distraída, completa a corrida com um ritmo lento e constante. Ela conhece seus limites e trabalha com eles para ter sucesso.

O que fazer: Para conseguir o emprego, o empregador deve estar convencido de que você tem a quantidade certa de energia e é capaz de sustentá-la. Mostre entusiasmo pela vaga. Se você correu uma maratona, completou uma corrida de ciclismo ou escalou montanhas, mencione essas práticas esportivas. Mas não importa se não tiver isso para mencionar. O que vale é passar a impressão de que você tem energia e saúde para o entrevistador.

4. Trabalhadores mais velhos têm problemas de saúde
Isso se liga à questão da energia, e problemas de saúde podem complicar a vida na meia-idade. Você parece saudável? Sua aparência diz que você está cuidando de si mesmo? Há leis em diversos países (inclusive no Brasil) que impedem os empregadores de discriminar candidatos por motivos de saúde e incapacidade.

O que fazer: Você precisa ser honesto consigo mesmo e estar preparado para ser sincero com um potencial empregador. Invista em sua saúde e aparência para demonstrar uma atitude positiva.

5. Trabalhadores mais velhos têm dinheiro, então não precisam do emprego
Um recrutador pode pensar que você não está tão motivado quanto alguém mais jovem porque, para você, o dinheiro não é um problema. Porém, você pode precisar do dinheiro mais do que um candidato mais jovem.

O que fazer: Mencione na entrevista as razões pelas quais você é o melhor candidato: foque na realização pessoal, no desejo por novos desafios e experiências e na sua motivação para o sucesso, que pode incluir recompensas financeiras.

6. Pessoas mais velhas não são mentalmente ágeis
Há evidências na ciência de que, à medida que envelhecemos, nossa inteligência fluida diminui. Essa inteligência é a capacidade de pensar independente do conhecimento adquirido para aplicar lógica à resolução de problemas. Com base nisso, os jovens tendem a pensar que os mais velhos são mais lentos e, portanto, menos ágeis mentalmente.

Já a inteligência cristalizada é o conhecimento adquirido pela experiência e inclui habilidades verbais, repertório e capacidade de criar analogias. As habilidades de negociação, por exemplo, dependem da inteligência cristalizada. Evidências mostram que a inteligência cristalizada aumenta com a idade.

Portanto, para os autores do livro, a rejeição em não contratar pessoas mais velhas não é baseada na ciência.

O que fazer: Prepare-se para a entrevista com informações relevantes sobre a empresa e a área de atuação dela. Com esse conhecimento, você parecerá tão brilhante como um candidato mais jovem.

7. Trabalhadores mais velhos não sabem lidar com mudança
Alguns empregadores podem pensar que você não tem habilidade para lidar com mudanças porque eles já têm alguém assim na equipe. Mas pessoas maduras são muitas vezes mais aptas do que seus colegas mais jovens a lidar com mudanças no trabalho porque eles já aprenderam a se adaptar a situações de todos os tipos.

Bell cita que profissionais mais velhos não vêm uma recessão como algo novo porque passaram por outras. Assim, a experiência em gerenciar situações em tempos difíceis prova que eles sabem como lidar com mudanças.

O que fazer: Relembre vários episódios em que você teve que mudar para atingir novos objetivos e mencione-os durante a entrevista. Quando você entrar na sala de entrevista e perceber que é mais velho que todos os outros, terá um pouco mais de confiança para ganhar a vaga.

Preparação para a entrevista
Veja dicas do site Glassdoor que podem ajudar na preparação para a entrevista:

Estude a empresa: visite o site da empresa para conhecer sobre a história, cultura, valores e seu posicionamento no mercado. Consulte também notícias que saíram na imprensa.
Pesquise sobre a vaga que está disputando: estude as atribuições, as tendências mais recentes, o perfil típico de quem ocupa a vaga e a faixa salarial no mercado.
Atualize-se constantemente: qualquer profissional deve manter-se atualizado, com cursos, pós-graduações e aulas de idiomas. Veja como os assuntos que você tem estudado podem contribuir para a empresa. Leia também sobre notícias do setor, identificando os desafios e as áreas mais promissoras.
Perguntas esperadas
Veja as perguntas mais comuns durante uma entrevista de emprego, segundo o Glassdoor:

Conte algo sobre si mesmo.
O que fez você escolher a sua área?
Você tem alguma experiência neste campo? Se sim, por que você deixou o emprego anterior?
Quais são os motivos de você ter ficado um longo período fora do mercado de trabalho?
Se você já teve um negócio próprio, por que desistiu para conseguir um emprego?
Conte-me sobre uma situação que você tenha superado todas as expectativas de trabalho.
Como você planeja sua carreira para daqui a 10 anos?
Na sua opinião, o que é um funcionário ideal?
Você fica satisfeito em trabalhar em equipe ou prefere trabalhar individualmente? Por quê?

A recomendação é que o candidato seja verdadeiro, amistoso, valorize suas características e ressalte seus pontos positivos. E pode demonstrar interesse pela empresa, fazendo perguntas sobre o cargo e o setor de atuação.

Fonte:G1