Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

INSS: Sem abrir concurso, órgão chega a mais de 22 mil cargos vagos


17/09/2020
 

O INSS teve mais perda em seu quadro de servidores, conforme consta no Portal Brasileiro de Dados Abertos. 

Recentemente, o Governo abriu um novo edital de processo seletivo para o Instituto do Seguro Social (INSS), em caráter temporário. A autarquia abriu uma nova seleção a fim de reduzir a fila de segurados. 

Inicialmente, eram previstas cerca de 7,4 mil contratações de aposentados e militares da reserva, que iriam atuar na análise de benefícios e no apoio administrativo, substituindo servidores. No entanto, o quantitativo total não foi preenchido. 

Foram, ao todo, 2.928 contratos temporários firmados com o INSS, ou seja, menos da metade do previsto. 

Somado a isso, o INSS teve mais perda em seu quadro de servidores, conforme consta no Portal Brasileiro de Dados Abertos. De acordo com dados de agosto de 2020, o quantitativo de postos vagos já chega a 22.058 cargos. Ou seja, só no último mês, o órgão perdeu 42 servidores. As vagas se distribuem da seguinte forma:

 

Analista do Seguro Social:

Ocupados – 4.225

Vagos – 2.349

 

Técnico do Seguro Social:

Ocupados – 14.522

Vagos – 19.709

 

INSS não protocolou abertura de novo concurso

Até 2021, o INSS espera que o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo de seu quadro fiquem pronto, o que permitira, assim, a abertura de novo concurso público.

 

Oportunidade: Mais de 600 CURSOS GRATUITOS com opção de Certificado

Confira na íntegra a nota do INSS: 

“O INSS não protocolou solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020. Entretanto, como o próprio presidente já destacou, em diversas ocasiões, o INSS passa, neste momento, pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança. Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao governo federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS. 

Além disso, informamos, neste momento o INSS está em processo da contratação de temporários para atuação no atendimento e análise de benefício, o que ajudará a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias. A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários.”

 

Fonte: Notícias Concursos

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]