Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Profissionais em UTIs relatam as dificuldades com a pandemia de Covid-19: 'Um dia de cada vez'


27/07/2020
 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o trabalho desenvolvido por profissionais da saúde merece reconhecimento, na linha de frente contra a Covid-19. 

"Nós todos nas UTIs, ultimamente, a gente está vivendo um dia de cada vez. É um trabalho muito exaustivo, é uma sobrecarga emocional muito grande, é como se a gente vivesse um dia de cada vez e vamos deixar outros problemas para resolver amanhã. Os problemas são muitos e é um desafio diário", conta Suzana Lobo, chefe da UTI do Hospital de Base em São José do Rio Preto (SP).
 
No HB, considerado o maior da região noroeste paulista e referência para o tratamento de Covid-19, 117 leitos são destinados apenas para pacientes com coronavírus e cerca de 70% dos doentes precisam ser entubados.
 
"Nós estamos nos adaptando a uma nova situação, a novas rotinas, a novos fluxos de trabalho, nos quais tudo mudou. O hospital se reestruturou desde a entrada do paciente até mesmo o momento que muitos precisam estar aqui conosco na UTI", afirma a enfermeira Daniela Cristiny.
 
Para cuidar dos pacientes, os profissionais das UTIs precisam se paramentar seguindo protocolos rígidos de segurança.
 
 
"Um dos meus maiores desafios hoje é a vigilância e a orientação da minha equipe quanto à paramentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma correta para que não haja contaminação", afirma a enfermeira Fernanda Yaekashi.
 
Desgaste emocional
Segundo os profissionais, além da gravidade da doença, o desgaste emocional provocado é grande, principalmente nas pessoas envolvidas neste contexto de internação. O apoio psicológico é essencial ao paciente, à família, que precisa de acolhimento, e também à equipe médica, que sofre com toda a situação.
 
"Com o início da pandemia, nos deparamos com grandes geradores de estresse e ansiedade e talvez o maior deles, que era o desafio de assistir uma população seguindo todos os critérios da Organização Mundial da Saúde", conta Carla Zanin, psicóloga do Hospital de Base.
 
"Foram criadas, junto com a equipe multidisciplinar, as visitas virtuais, focando em minimizar o sofrimento dos pacientes e dos familiares. Fica um médico dentro da nossa sala, esse médico passa o quadro clínico e depois a visita virtual acontece", explica Maria Nacci, assistente social do Hospital de Base.
 
 
Recuperação complexa
A saída de um paciente do hospital retrata um cenário de esperança de pessoas que viveram a internação por coronavírus e conseguiram se recuperar. O trajeto no corredor do hospital e o carinho de quem cuidou para que tudo ficasse bem se tornam um alívio.
 
Wagner Prates é morador de Votuporanga (SP) e passou 35 dias internado na Santa Casa da cidade. Destes, 22 foram dentro de uma UTI.
 
"Graças a Deus, hoje o meu irmão está em casa, com muita saúde, muito bem. Aqueles médicos, aquelas enfermeiras, auxiliares, eles são anjos, foram anjos na vida do meu irmão", conta Laudicéia Prates, irmã de Wagner.
A recuperação de um paciente com coronavírus na UTI é bastante complexa. Por isso, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas envolvidos.
 
"O nosso objetivo inicialmente é trabalhar a dificuldade que a pessoa tem de deglutir (engolir), seja alimento, líquido ou até mesmo a saliva. Fazemos também uma reabilitação nesses pacientes e o nosso trabalho continua também após a alta da UTI, que seria nas enfermarias", explica a fonoaudióloga da Santa Casa de Votuporanga Anália Pisteli.
 
Outra função na recuperação é a do fisioterapeuta. No Hospital Emílio Carlos, em Catanduva (SP), que possui 20 leitos para tratamento de Covid-19, a equipe de fisioterapia trabalha de forma intensa na reabilitação do paciente.
 
"O serviço de fisioterapia atua no tratamento e recuperação desses pacientes, a segurança, o suporte respiratório e a oxigenoterapia adequadas, assim como prevenindo e reduzindo os riscos do imobilismo no leito através da mobilização precoce. Acompanha esses pacientes até o momento da alta hospitalar", orienta Bruna Oliveira, fisioterapeuta do Hospital Emílio Carlos.
 
"A diferença entre trabalhar com pacientes de enfermaria e de UTI é a própria gravidade. São pacientes muito instáveis, que, de um dia para o outro, instabilizam e a gente tem que ter uma atenção redobrada com esses pacientes", afirma a fisioterapeuta Laira Tashira.
 
Com o estresse, o chefe de setor da UTI do Hospital Emilio Carlos, Jorge Valiatti, salienta a importância de estruturar bem as escalas de trabalho para que não haja nenhuma sobrecarga.
 
"Esses turnos precisam ser mais curtos para que o profissional não se canse e aí não se contamine. Plantões de 24 horas, que eram muito tradicionais nas terapias intensivas, devem, na minha visão, ser substituídos por plantões mais curtos para que o profissional possa ficar atento a todos os procedimentos que ele está fazendo ali", afirma.
 
A nova realidade nas UTIs tem feito com que profissionais busquem novidades todos os dias e se adaptem a um cenário de novos protocolos. 
 
"O Brasil foi eficaz em aumentar o número de leitos. É que isso deixa um legado para a população, que esses leitos permaneçam abertos e sejam direcionados a esses locais que faltam leitos e que possam ser guia para essa comoção", afirma a chefe de UTI do HB.
 
Fonte: G1
 
Foto: Reprodução/TV TEM
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]