FERIADO DA CATEGORIA

11/05/2020

Quem trabalha em 12 de maio ganha folga adicional ou recebe hora extra

Neste dia 12 de maio, terça-feira, é feriado da categoria. O Dia Estadual do Trabalhador da Saúde faz parte da convenção coletiva e garante ao profissional da saúde um dia de folga neste dia. Caso trabalhe nesse dia respeitando escala prévia, o trabalhador terá direito a um dia de folga ou a receber horas extras.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região, explica que o feriado da categoria é uma conquista do sindicato e da Federação da Saúde. “É um feriado, portanto, quem presta serviço nesse dia tem o direito de compensação em outro dia ou então tem direito a receber extra.”

Alguns hospitais e clínicas, sabendo do feriado, já fazem escalas de trabalho dando folga à parte da equipe.

O Departamento Jurídico do Sindicato explica que caso o trabalhador tenha banco de horas, essas horas não podem ser compensadas no feriado.

Se a chefia mandar o funcionário ficar em casa, ele fica em casa e ainda guarda o banco de horas para folgar outro dia.

Sessão solene  - A lei que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde é a 11.665 de 13 de janeiro de 2004. Anualmente a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove uma sessão solene para homenagear trabalhadores de todas as bases de sindicatos filiados à Federação Paulista da Saúde. Neste ano, por causa da pandemia, a sessão foi cancelada.