Federação assina parceria com a Alter e Grupo São Francisco para levar plano de saúde com preços especiais para a categoria da s

01/10/2019

Os primeiros quatro contratos que selam a parceria feita entre a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, a Federação Paulista da saúde e os Sindicatos filiados com a Alter Administradora de Benefícios e o Grupo São Francisco de saúde foram assinados na sexta-feira, dia 28 de setembro, na sede da entidade, em Campinas. Por meio deste acordo, será possível aos sindicatos filiados a Federação oferecer aos trabalhadores associados e seus familiares, planos de saúde com preços abaixo do comercializado pela empresa.

As primeiras entidades a assinar o contrato de parceria são os Sindicatos da Saúde Jaú, Piracicaba, Franca e São José do Rio Preto, englobando todas as cidades que integram a região de cada base sindical.

As dificuldades em garantir assistência médica gratuita para trabalhadores e dependentes foi o que levou a Federação a estudar o convênio com uma instituição que se propusesse a contribuir com a saúde dos trabalhadores e seus familiares oferecendo preços condizentes com os salários pagos pelo setor. “O São Francisco se dispôs a oferecer uma tabela de preços que está ao alcance da categoria. Em paralelo, a Federação e os Sindicatos filiados vão continuar a batalhar para conquistar, sem qualquer custo, o plano de saúde pago pelos estabelecimentos de saúde. Nosso propósito é dar mais uma alternativa aos trabalhadores”, destacou o presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira.

Além dos preços especiais, os trabalhadores que já tiverem outros planos de saúde e quiserem migrar para o São Francisco poderão fazê-lo aproveitando a carência do atual plano, com exceção de parto e doenças pré-existentes.
Para os novos contratos estarão livres de carência as consultas e exames simples, sendo que os demais procedimentos seguem as regras de mercado. “Em breve, vamos iniciar uma campanha de marketing para divulgar as vantagens e o funcionamento do plano de saúde em cada região”, destacou o gerente comercial da Alter, Carlos Nascimento.
Parceria comemorada pelos dirigentes

“Há muito tempo que procuramos outras opções de assistência a saúde para os trabalhadores e acreditamos que agora conseguimos um parceiro disposto a reconhecer a importância dos trabalhadores da saúde. Isso graças a Federação que nos representa com muita eficiência”, destacou a presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves.
Na opinião do presidente do sindicato da Saúde de São José do Rio Preto, Reinaldo Dalur de Souza, “os trabalhadores precisam confiar no seu Sindicato de classe, pois além de lutar por melhorias salariais, por mais benefícios trabalhistas, ainda batalha para que tenham mais facilidades em sua vida, como é o caso do plano de saúde que será oferecido com preços abaixo do mercado”.

“É o fim das consultas de corredores que são um absurdo, mas que ainda proliferam nos hospitais por falta de alternativa”, diz Paulo Richieri, lembrando que por falta de opção para cuidar da sua saúde, os profissionais da área recorrem aos médicos durante a jornada de trabalho, buscando solução para seus problemas de saúde e também dos seus familiares.
“É o primeiro passo para conseguirmos que a categoria da saúde tenha mais respeito e dignidade. Mas os dirigentes dos estabelecimentos de saúde devem estar atentos para também fazer a sua parte no processo de valorização dos trabalhadores”, frisa Elaine da Silva Amaral, presidente do Sinsaúde Franca e Região.

Comercialização em outubro
De acordo com Edison de Oliveira, ainda no mês de outubro, os planos começarão a ser comercializados em cada base sindical. Os trabalhadores devem aguardar e procurar mais esclarecimentos com os diretores sindicais em cada região e acompanhar as notícias nos sites dos Sindicatos e também da Federação: federacaodasaude.org.br.
Na sequência, o Grupo são Francisco fechará a parceria em outras bases sindicais ligadas a Federação Paulista da Saúde. Aguardem!