Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dieese cria calculadora que mostra perdas com reforma da Previdência


19/03/2019

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) criou a “Calculadora de Aposentadoria”. Com o objetivo de esclarecer sobre quando e em que condições os trabalhadores poderão se aposentar se a reforma da Previdência for aprovada.

A ferramenta permite que o segurado do INSS faça simulações e compare o resultado de quanto receberia como aposentado pela lei atual da Previdência e quanto vai receber a partir das novas regras da proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional (PEC 287).
 
Segundo Rodolfo Viana, economista do Dieese, com a reforma as pessoas serão obrigadas a trabalhar mais, contribuir mais tempo, e ganhar menos.
 
“A calculadora foi criada para que todos possam se preparar e saber diretamente quais serão as mudanças no tempo de serviço e no valor da aposentadoria”, explica o economista.
 
O especialista explica que as mulheres serão as mais prejudicadas. “A idade mínima para aposentadoria passará de 60 para 62 anos, e o tempo de contribuição de 15 para 20 anos. As viúvas não poderão mais acumular a pensão do falecido marido, isso fará com que sua renda seja abruptamente rebaixada”, comenta.
 
Calasans – Para nosso presidente Francisco Calasans Lacerda, é preciso avaliar a real necessidade de uma reforma e ter cautela. “O que não pode ocorrer é perda de direitos”, diz. Segundo o dirigente, a Previdência existe para amparar o trabalhador em sua velhice. “É um pacto entre o cidadão e o Estado e esse pacto não pode ser alterado ao ponto de prejudicar direitos adquiridos”, completa. 
 
Calculadora – Segundo Rodolfo, o uso da ferramenta é simples. “Basta selecionar a categoria, o tempo de contribuição e o sexo. O resultado mostra o tempo restante de contribuição para aposentadoria integral e parcial”.
Fonte: Mundo SIndical
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]