Sindicato visita Santa Casa de Dois Córregos para discutir falta de pagamento e atraso na entrega da cesta básica

14/01/2019

O Sindicato da Saúde esteve nesta segunda-feira (14/01) na Santa Casa de Dois Córregos e conversou com dirigentes do hospital foi informado de que os vereadores vão votar na sessão de quarta-feira o projeto de desapropriação do prédio do velório.
A presidente Edna Alves foi informada de que a cesta básica em atraso será entregue nesta semana. Em seguida, Edna foi entrevista pelo SBT, que também ouviu o prefeito sobre essa desapropriação.

Em caso de aprovação pelos vereadores, a diretoria da Santa Casa disse que o dinheiro da Prefeitura seria repassado em três a quatro dias. Assim, já seria possível pagar décimo terceiro salário dos funcionários em atraso e ainda pagar os valores retroativos da convenção coletiva de 2017 a 2019.

Ao sindicato, a administração da Santa Casa disse que já tem quatro votos de vereadores favoráveis à desapropriação. Faltaria mais um. Alguns vereadores são contrários à compra do prédio por cerca de R$ 680 mil, alegando que o poder público poderia construir outro velório ao lado do cemitério por R$ 250 mil. Sobraria, portanto, dinheiro para outros investimentos na cidade.

Edna Alves entende que a venda do velório é uma solução paliativa e temporária. "Quem garante que daqui alguns meses o salário não vai ficar atrasado de novo? A gente sabe que além de não pagar funcionários em dia, a Santa Casa de Dois Córregos deve com muitos fornecedores, até mesmo para padaria".

Abaixo, nota publicada no site da Prefeitura de Dois Córregos sobre repasse ao hospital
PRONTO SOCORRO E HOSPITAL RECEBERÃO R$ 5.600.000,00 COM OS NOVOS CONVÊNIOS

O Município e a Santa Casa de Misericórdia de Dois Córregos assinaram convênios que garantem, em 2019, a transferência de recursos para dar continuidade ao funcionamento e manutenção do Pronto Socorro, como também do Hospital, com o objetivo de proporcionar atendimento igualitário e humanizado à população.

Os novos convênios propiciam a manutenção hospitalar, mediante repasse mensal, de recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, do valor anual de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais), além do valor a título de subvenção anual de R$ 3.410.000,00 (três milhões e quatrocentos e dez mil reais) para:

• Custeio de serviços médicos e folha de pagamento do Pronto Socorro;
• Plantões Extras do Pronto Socorro;
• Coordenadores Técnicos;
• Plantão Especialidades/Anestesia;
• Plantão Maternidade;
• Serviços de Radiologia/Pneumologista;
• Medicamentos;
• Materiais hospitalares;
• Materiais de limpeza;
• Gêneros alimentícios;
• Impressos e material de expediente.