Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Primeiros médicos inscritos para substituir cubanos querem atuar em capitais


22/11/2018

Dos dez primeiros médicos brasileiros que se inscreveram nesta quarta-feira (21) para as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos, cinco deles escolheram atuar em capitais e municípios de regiões metropolitanas.

NOVO CEP

Apenas um município escolhido é considerado de extrema pobreza. Outro está em área vulnerável e um terceiro em uma cidade com até 50 mil habitantes.

INVASÃO

O Ministério da Saúde recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura das inscrições. Segundo a pasta, o número representa mais do que o dobro de médicos em atuação no país e pode ser considerado ataque cibernético.

EXAME

A Comissão de Saúde na Câmara Municipal de SP vai pedir à prefeitura informações sobre as regiões da capital que serão mais afetadas com a saída de médicos cubanos da rede pública.

REFLEXO

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que o impacto será mínimo, já que dos cerca de 13 mil médicos da rede municipal, 72 são cubanos. De acordo com a pasta, “estão asseguradas as escalas e atendimentos nos equipamentos de saúde da capital”.

VENDE-SE

E um grupo de médicos cubanos de Guarulhos se organizou para vender móveis e eletrodomésticos antes de deixarem o país. A página do Facebook Desapego Mais Médicos Cubanos foi criada por Ernesto Nascimento, que tinha dois anos quando foi preso e classificado como subversivo pela ditadura militar.

BEM-VINDOS

Nascimento morou 16 anos em Cuba e trabalha “há muitos anos” no Movimento Guarulhense de Solidariedade a Cuba. “Recepcionamos os primeiros médicos cubanos que chegaram na cidade. Fizemos chá de cozinha e doações. Agora, com essa ruptura brusca, também houve uma forte mobilização da população.”

VENDE-SE 2

Segundo ele, foram dezenas de itens comercializados na rede social. “O de maior valor foi um Ford Fiesta 2014 de uma médica. Foi vendido abaixo da tabela Fipe”, diz ele, que prefere não informar o valor da transação.

 

Fonte: Folha de SP

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]