Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Crianças seguem vítimas de exploração e acidentes de trabalho


14/06/2018

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi celebrado na terça, dia 12. A data, instituída em 2012 pela Organização Internacional do Trabalho, tem o objetivo de conscientizar a sociedade, trabalhadores, empregadores e governos contra o trabalho infantil.

Resultado de imagem para trabalho infantil
 
Em todo o mundo, estima-se que o número de crianças trabalhando caiu de 260 milhões para 152 milhões nos últimos 20 anos. Há menos de 60 milhões delas fora da escola, em comparação às 130 milhões de antes. Mas a melhora ficou mais lenta agora.
 
Além disso, em países como o Brasil cerca de sete crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos são vítimas de acidentes graves de trabalho. De 2007 a 2015, 187 perderam a vida.
 
Segundo o Ministério Público do Trabalho, criança que trabalha adoece e morre três vezes mais do que os adultos, porque são pessoas em desenvolvimento e, portanto, mais suscetíveis a problemas de saúde.
 
Constituição - Pelas leis brasileiras, é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e qualquer trabalho a menores de 16, exceto o de aprendiz, a partir dos 14 anos. No entanto, dados do IBGE de 2015 apontam que mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes são vítimas da exploração do trabalho infantil.
 
Combate - O MPT aproveitou a data para enfatizar a importância da erradicação do trabalho infantil, lembrando que, de 2013 a 2017, a instituição ajuizou 946 ações civis públicas relacionadas ao tema. Já o volume de termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados é ainda maior: foram 7.203 no mesmo período.
 
Mais informações: www.mpt.gov.br
 
Fonte: Agencia Sindical
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]