Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Médico da Santa Casa de Jahu adverte sobre os cuidados com a saúde no carnaval. DSTs e consumo de álcool preocupam


07/02/2018

Os conselhos não são de hoje, mas não custa nada lembrar. O período de carnaval costuma ser propício para aumentar os riscos com a saúde. Os cuidados passam por hidratação adequada, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, higiene na hora de se alimentar, o uso de preservativo para não contrair uma doença sexualmente transmissível e até aquela gravidez indesejada.

O médico infectologista da Santa Casa de Jahu, Daniel Marcio Elias de Oliveira, lembra que os hospitais costumam receber muitos pacientes que se envolvem em acidentes por dirigir depois de beber, sem contar aqueles que precisam ser internados devido a grande quantidade de álcool ingerida.

O doutor Daniel alerta que os casos de gastroenterites aparecem pela falta de higiene nas mãos em períodos como este onde há grande concentração de pessoas comendo e se divertindo. São inflamações que atacam o estômago e o intestino delgado, e provocam diarreia, vômitos e dor abdominal.

O foco maior fica para as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) contraídas principalmente pela falta do uso de preservativo, como HIV, sífilis, hepatites virais como a hepatite B, e o HPV. De acordo com o infectologista da Santa Casa várias destas doenças não tem cura, somente tratamento. Ele cita a sífilis que traz sérias consequências no futuro, inclusive demência. “Os jovens e adolescentes de hoje não viveram a época em que a AIDS matava em pouco tempo, não havia uma sobrevida maior, então eles não tem a cultura de usar o preservativo”, enfatiza o doutor Daniel Oliveira.

Outro problema a ser evitado, segundo ele, é a gravidez indesejada que vai afetar todo o planejamento de vida daqueles que vivem no carnaval um relacionamento passageiro.

Fotos: Luiz Carlos de Oliveira

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]