Presidente do Sindicato da Saúde de Jaú fala na Tribuna da Câmara da Barra sobre supostas denúncias contra trabalhadores

26/09/2017

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, atendeu ao requerimento feito pela Câmara de Barra Bonita e falou na Tibuna Popular na sessão da segunda-feira (25/09), Edna abordou supostas denúncias de assédio moram a funcionários do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita.
Denúncias de abuso de autoridade no hospital, assédio, desvio de função, falta de mão de obra em setores de enfermagem e outras teriam chegado a vereadores da Câmara da Barra, que achou por bem convocar a dirigente sindical para ouvir a representante dos trabalhadores.
Edna iniciou sua explanação lembrando que o Hospital São José tem histórico de pagar salários em atraso e que, após intervenção do sindicato junto ao financeiro da Prefeitura e à Justiça, conseguiu normalizar nos últimos meses.
Ela denunciou que o hospital tem recolhido a contribuição da mensalidade dos sócios do sindicato, mas não repassa ao sindicato - são mais de R$ 17 mil ainda não repassados, apesar do desconto na folha de pagamento.
Em seguida, Edna comentou algumas denúncias que recebeu de funcionários do Hospital São José, como falta de mão de obra suficiente para atender aos pacientes, condições insalubres e suposto assédio moral a funcionários, entre outras questões.
Vereadores também citaram denúncias que receberam e queriam ouvir da presidente do sindicato se tinham fundamento. Algumas elas disse conhecer e outras não conheciam.
Por fim, Edna sugeriu aos vereadores que fiscalizem a administração do hospital, afinal eles aprovaram repasses mensais à entidade. Ela sugeriu que a Câmara solicite documentos de prestação de contas e, se for o caso, que vá ao Ministério Público.
Edna também deu uma indicação aos vereadores para que façam pesquisa opinião sobre o atendimento do hospital junto aos moradores da Barra. E, que também façam pesquisa anônima entre os profissionais que trabalham no hospital para que eles se manifestem e façam as denúncias de assédio, de abuso de poder, de desvio de funções e outras, inclusive envolvendo questões financeiras.
A presidência da Casa de Leis e vereadores aceitaram a sugestão e devem adotar em breve a pesquisa sugerida pelo Sindicato da Saúde.