Encontro em Jaú promove debate sobre hepatites virais

14/09/2017

Ação ocorre amanhã e é voltada para médicos e enfermeiros de Jaú e da região

FONTE: COMERCIO DO JAHU

A Secretaria de Saúde de Jaú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, e em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado, promove amanhã, das 8h30 às 12h, o 5º Encontro de Atualização em Hepatites Virais. A ação é voltada para médicos e enfermeiros de Jaú e região e será realizada no Espaço Pedagógico Kátia Pascolat Domeniconi.
Segundo informações do site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. No total, existem cinco diferentes vírus reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana. Há o vírus da hepatite A (HAV), da hepatite B (HBV), da hepatite C (HCV), o da hepatite D ou delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV).
Os cinco agentes têm o fígado como alvo primário e causam diversos sintomas em sua fase inicial, como náusea, vômitos, mal-estar, dor de cabeça e perda do apetite.
As hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para cura sem necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D, por outro lado, podem evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.
A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Jaú, Leila Aparecida Rossi, afirma que não há um aumento significativo de casos de hepatites virais na cidade, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (veja quadro).
Mesmo assim, é válido que os profissionais da área conheçam as atualizações sobre prevenção, diagnóstico e cura de hepatites virais, bem como sobre as hepatites B e C em gestantes e também sobre o manejo da cirrose hepática e suas principais complicações.

Atividades

O encontro contará com palestras do médico responsável pelo ambulatório de hepatites virais do Hospital Estadual de Bauru, Gustavo Kawanami, e do médico do mesmo ambulatório e professor titular da Faculdade de Medicina de Botucatu Fernando Romeiro.
A ação é feita anualmente. “É feita para atualização dos profissionais de saúde que atendem esses pacientes. Neste ano será realizado em nosso Município para facilitar a participação de médicos e enfermeiros de Jaú e da nossa microrregião”, salienta Leila.
O espaço pedagógico está situado à Rua Quintino Bocaiuva, 532, em Jaú.