Santa Casa promove 7º evento para incentivar o aleitamento materno

17/08/2017

Para comemorar o mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação (Agosto Dourado), a Santa Casa de Jahu, com apoio do grupo de humanização HumanizaSanta, Ambulatório de Gestação de Alto Risco (Gestar), banco de leite e Prefeitura Municipal, realizam evento para incentivar o aleitamento materno.

O evento acontecerá no dia 19 de agosto das 10h às 12h, no Jardim de Baixo, localizado na Rua Major Prado - Centro. Um grupo de profissionais estará no local com o objetivo de reunir mães lactantes e orientá-las sobre amamentação. Na ocasião haverá música com o cantor Sandro Ronche, distribuição de panfletos, exercícios com bola para alívio da dor com a fisioterapeuta Everli Pucci e as mães receberão dicas sobre o tema, podendo tirar dúvidas com os profissionais da área.

Segundo a Coordenadora do Gestar Claudete Ferreira, este é o 7º ano que a Santa Casa de Jahu promove eventos para comemorar o Agosto Dourado e incentivar este ato: “Amamentar é um gesto nobre! Além de alimentar os bebês com todos os nutrientes que eles precisam, o leite materno tem substâncias essenciais para protegê-los contra doenças. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor da criança”.

Agosto Dourado

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.