Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pederneiras anuncia mudanças na saúde e transforma UPA em Centro de Especialidades


11/07/2017
 
fonte: JC Bauru

A Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) anunciou um pacote de mudanças na saúde. O novo modelo inclui ampliação no horário de atendimento de PSFs e farmácias dos três distritos, centralização do atendimento de urgência, implantação de uma nova unidade de saúde e transformação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Centro de Especialidades. Para alguns vereadores, no entanto, a reformulação deveria ser melhor discutida (leia mais abaixo).

As alterações devem ser implantadas a partir de agosto. "O objetivo dessa reformulação é contemplar as atuais necessidades e tornar a aplicação dos recursos eficiente e eficaz, otimizando os serviços e o acesso dos usuários", explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Meiado.

O Pronto-Socorro (PS), porta de entrada para casos graves que conta com retaguarda de 24 horas na Santa Casa, com cirurgião geral, anestesista, ortopedista, ginecologista e pediatra, receberá adequações e terá aumento no repasse mensal de R$ 589 mil para R$ 709 mil.

"Nosso objetivo sempre foi priorizar e valorizar o Pronto-Socorro da nossa Santa Casa", afirma o prefeito Vicente Minguili. A UPA, gerenciada pela Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (FERSB), será transformada em um Centro de Especialidades.

No local, equipe composta por assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo e enfermeiros irá oferecer atendimentos de neurologia, gastroenterologia, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, oftalmologia, vascular, dermatologia, endocrinologia e urologia.

"Nesses oito meses, apenas 39 ocorrências atendidas foram de emergência, correspondendo a 0,18% dos atendimentos na UPA, o que descaracteriza sua função e comprova a necessidade de utilização do local para outra finalidade", declara a prefeitura.

Ao lado do Centro de Especialidades, funcionará o Centro de Diagnóstico e Imagem para realização de exames de Mamografia, Ultrassom, Ecocardiograma, Eletrocardiograma e Holter.

MAIS MUDANÇAS

As alterações incluem ainda a implantação de Centro de Saúde no Centro e a ampliação nos horários de funcionamento dos PSFs dos bairros Antonio de Conti, Cidade Nova e Leonor Mendes de Barros, entre terça e quinta-feira, até as 20h, e das farmácias dos distritos de Vanglória, Santelmo e Guaianás até as 18h.

REPERCUSSÃO

O novo modelo de saúde foi debatido pelos vereadores na sessão da Câmara. Na tribuna, alguns defenderam as mudanças, enquanto outros criticaram a falta de diálogo com a Casa. Para Adriano do Postinho (PRP), as mudanças precisam ser discutidas de forma "clara" e "transparente".

"A UPA é uma conquista do município de Pederneiras de grande importância", declara.

"Qualquer tipo de alteração para este serviço deve ser extremamente bem pensada, unindo força com todos os vereadores, para então, posteriormente, se tomar algum tipo de decisão".

Chapéu (PSDB) também se manifestou contrário ao novo modelo. Já Ezequiel Lima (PRP) e Regina Barrach (PMDB) defenderam a transformação da UPA em Centro de Especialidades.

A vereadora pediu para que o prefeito demonstre a queda de arrecadação para justificar as medidas.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]