Irmandade de Misericórdia completa 124 anos

10/07/2017

Centro de referência em saúde para a região, Irmandade comemora mais um ano de dedicação total à população

A trajetória da Irmandade de Misericórdia do Jahu faz parte da construção histórica da cidade.

Isto porque o município, fundado em 15 de agosto de 1853, ainda muito jovem e em tenro desenvolvimento, necessitava suprir as necessidades básicas do dia a dia da população. Daí a criação da primeira agência bancária, da companhia de energia elétrica, da linha férrea e dos serviços telefônicos. Contudo, era preciso cuidar da saúde de seus moradores, principalmente dos menos favorecidos. À medida que a população aumentava, crescia também a necessidade de atendimento à saúde.

Em 9 de julho de 1893, foi definida a criação de uma casa de caridade, construída a partir da doação de um terreno por parte da senhora Fabiana Pereira de Jesus. Nascia então, a Irmandade de Misericórdia do Jahu, seguida pela edificação do hospital, a Santa Casa de Jahu, em 27 de maio de 1906.

Pouco depois, em 5 de dezembro de 1909, chegaram as irmãs missionárias, que assumiram a direção interna da entidade. Esse trabalho foi marcado pela humildade, fé e dedicação das religiosas, que deram todo amparo para a recuperação física e espiritual dos enfermos.

O hospital caminhou de mãos dadas com o município. Com investimentos em mão de obra qualificada e aquisição de novas tecnologias, hoje é centro de referência para 11 cidades da região, atendendo pelo Sistema Único de Saúde -SUS, convênios e particulares.

A população cresceu, e a Santa Casa também. As instalações iniciais deram espaço à construção de um novo edifício, bem mais amplo e planejado para oferecer melhores serviços.

O prédio histórico concentra o pronto socorro para particulares e convênios, laboratórios, exames clínicos e especialidades. Já o edifício novo contempla prontos socorros infantil e adulto, UTIs neonatal e adultos, neurologia, o recém inaugurado centro de neurocirurgia, centros de diagnósticos, centro cirúrgico, hemodiálise, hemodinâmica (agora de propriedade do hospital), angiocor, clínica do sono, maternidade, e todas as demais especialidades, equipados com os melhores recursos e profissionais altamente qualificados, seguindo rotinas periódicas de atualizações e treinamentos.

Crescimento

Em 2016, o pronto socorro atendeu 164.998 adultos, e o pronto socorro infantil mais 29.402 crianças. Foram produzidas 337.029 refeições, lavadas mais de 1000 toneladas de roupas, internados 18.103 pacientes, realizadas 8.643 cirurgias, 2.661 partos, produzidas 64.226 mamadeiras, feitas 2.738 transfusões de sangue, 20.116 hemodiálises, e muito mais. Números extremamente significativos, que garantem o acompanhamento à saúde da população regional, que atualmente concentra em torno de 350 mil habitantes distribuídos entre os 11 municípios atendidos.

O hospital conta com serviços especializados em todas as áreas médicas, investindo continuamente em tecnologias, novas instalações - como o moderno setor de internações, a Ala Dr. Milton Cury - e aquisição de equipamentos, realizando esforços  contínuos na  busca  pelo apoio financeiro proveniente de verbas governamentais, privadas e da própria população.

A Santa Casa de Jahu é responsável pela terceira maior economia do município, gerando empregos para mais de 1300 pessoas. Orgulha-se de oferecer a 6ª melhor maternidade do estado, posicionando-se entre as 50 melhores Santas Casas do país.