Santa Casa vai ampliar pronto-socorro

03/07/2017

fonte: comércio do jahu

Obra terá investimento de R$ 1 milhão; projeto pretende separar áreas ambulatorial e de emergência

A Santa Casa de Jaú planeja construir a ampliação de seu pronto-socorro dentro dos próximos meses. Para isso, o secretário de Saúde de Jaú, Wagner Brasil de Barros, levará o projeto ao Ministério de Saúde e a deputados para tentar viabilizar a ação. O investimento custa R$ 1 milhão.
A obra é elaborada há dois anos, segundo o provedor da Santa Casa de Jaú, Alcides Bernardi Júnior. Por dia, o pronto-socorro atende 300 pessoas da cidade e microrregião (85% são de Jaú); por mês, o total é de 15 mil pessoas.
A ampliação será feita no espaço físico do prédio. Na sala de espera, por exemplo, cadeiras serão aumentadas: atualmente há 30 lugares, passarão a ser 75. “Vai melhorar a acomodação das pessoas”, salienta Bernardi Júnior.
A inauguração do pronto-socorro da Santa Casa de Jaú ocorreu em 24 de julho de 1987 e, embora tenha passado por reformas, na nova ampliação o prédio ganhará novos consultórios. Serão mais quatro para população - sete no total.
O gerente administrativo da Santa Casa, Ed Mario Romeno Capello, explica que a ideia da obra é fazer a separação de atendimento dos casos ambulatoriais dos de urgência. Com a adequação, os pacientes de menor risco seriam atendidos na frente e os de maior urgência iriam para a ala interna.
“Dessa forma, a população será mais bem acolhida. E, se tiver algum caso quando fizermos a triagem que for de maior risco na parte da frente, essa pessoa será direcionada para área de urgência”, comenta Capello.
No desenho da planta é possível ver que até a entrada para a ambulância foi pensada nessa logística, permitindo que o veículo caia diretamente nas salas de emergência. O gerente afirma que a reforma irá melhorar o fluxo, que atualmente está misturado. Embora seja feita a triagem, o tempo será reduzido, haverá agilidade no atendimento e aumento da segurança do paciente. O número de vagas de emprego também deve crescer, pois serão duas equipes médicas trabalhando ao mesmo tempo.
O pronto-socorro infantil terá sua entrada separada, pois não pode ser feito junto aos adultos. Caso a verba federal seja liberada, o planejamento inicial é que toda a obra fique pronta em oito meses, de acordo com Bernardi Júnior.

Convênio

Barros levará o projeto à Brasília na próxima semana. “Eu me propus a ajudar para que se faça uma emenda parlamentar para aumentar o espaço físico, que hoje é o maior problema do local”, comenta.
Ele também cita que na próxima semana será finalizado o acordo que prorrogará o convênio entre a Prefeitura de Jaú e a Santa Casa para manter o pronto-socorro adulto e infantil. Por mês, o hospital recebe atualmente R$ 1,5 milhão.