Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Funcionária do apoio da saúde de Barra Bonita será homenagem na Assembleia Legislativa


18/05/2017

  

  

Homenagem é indicação do Sindicato da Saúde de Jaú e Região e ocorre em 19 de maio na Sessão Solene pelo Dia Estadual do Trabalhador da Saúde

Eva Ana de Souza, uma senhora de 71 anos de idade e que trabalha no setor de apoio e higiene em centro cirúrgico hospitalar desde 1983 vai representar toda a região em cerimônia que homenageia o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. São 34 anos de trabalho no Hospital e Maternidade São José, de Barra Bonita (SP). Por conta dessa trajetória, ela foi a profissional da saúde indicada pelo Sindicato da Saúde de Jaú e Região para ser homenageada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no dia 19 de maio.

Sócia do sindicato, Dona Eva Ana será uma das 11 integrantes da categoria a receberem troféus na Sessão Solene a ser realizada para marcar o Dia do Trabalhador da Saúde, que é celebrado em 12 de maio desde 2004. Os 11 homenageados representam mais de 700 mil profissionais da categoria no Estado.

A sessão será às 10h do dia 19 de maio, no Plenário Juscelino Kubitschek, com a coordenação do deputado Rafael Silva e presença de todos os sindicatos filiados à Federação Paulista da Saúde. Além da funcionária do apoio da saúde da Barra outros 10 trabalhadores da categoria também receberão a honraria.

Apoio - Presidente do Sindicato da Saúde, Edna Alves, diz que a indicação de Eva Ana para a homenagem é mais do que justa. "Quando sugeriram o nome da dona Ana a diretoria aprovou de imediato. Afinal, não é sempre que temos uma profissional da saúde com tanto tempo de dedicação à profissão".

Segundo ela, em algumas ocasiões o sindicato indicou para a Sessão Solene técnicos de enfermagem. Agora, a opção foi por alguém do Apoio, justamente para valorizar a equipe de limpeza. No caso, uma senhorinha que atua no centro cirúrgico.

Eva Ana diz que não esperava receber essa homenagem, mas ficou "feliz da vida" por ser escolhida. Quando informada que só 11 pessoas de todo o Estado de São Paulo receberiam a homenagem, ela se assustou: "Nossa, pensei que fosse uma pessoa de cada cidade".

Aposentada há cerca de 20 anos, ela não pensa em parar de trabalhar. "Já pensei, mas se parar vou ficar doente." Hoje é a "mãezona" de uma equipe de faxineiras todas mais jovens. Sobre essa vivência, ela não vê conflitos. "Vou na delas", garante, citando que ao longo de mais de três décadas fez muitas amizades no hospital.

Também se lembra da transformação ocorrida no ambiente de trabalho. Antes, segundo ela, fazer limpeza no centro cirúrgico era um desafio. Bota, luva, uniforme e outros equipamentos não existiam para o profissional da limpeza. Era na raça mesmo, molhando-se toda e correndo risco de contaminação. Hoje, as normas que regulamentam o trabalho exigem os EPIs e garantem mais segurança.

Origem rural - Antes de se transformar numa profissional da saúde, Eva Ana foi trabalhadora rural, cortando cana e usando enxada em usinas da região de Barra Bonita. Foram dez anos na lavoura antes de uma amiga falar que tinha vaga no hospital. "Ela me indicou e na semana seguinte comecei a trabalhar". A data: 4 de fevereiro de 1983, conforme consta em sua ficha profissional no setor de recursos humanos.

A homenageada pela ALESP nasceu oficialmente em 18 de setembro de 1946, mas já estava no mundo antes dessa data. "Nasci em Simplício Mendes no Piauí. Os pais não costumavam registrar os filhos logo, demoravam pra fazer isso", conta, sem saber exatamente quantos anos viveu ser uma cidadã de verdade. "Talvez dois ou três anos". Também tem pouco estudo, até a quarta série apenas.

Ela se orgulha de ser companheira de trabalho de duas filhas: a auxiliar de cozinha Maria Aparecida; e a técnica de enfermagem Vanilde Mota.

Homenageados de Jaú e Região na Alesp desde 2008

2008 - Maria de Lourdes Raminelli Guarnieri

2009 - Simone Cristina Antunes

2010 - Maria do Espírito Santo Costa

2011 - José Francisco Parice

2012 - Maria Jerusa de Abreu

2013 - Maria Aparecida Ricardo Herrera

2014 - Arlindo de Sousa Medeiros

2015 - Maria Vilma Gomes de Barros

2016 - Aparecida Coraza Alves
 

Os homenageados de todo o Estado em 19/05/2017

Sindicato da Saúde de Araçatuba e Região – Sônia Ribeiro Menezes Sizílio

Sindicato da Saúde de Campinas e Região – Adriana Cristina Benetti

Sindicato da Saúde de Franca e Região – Luiz Carlos Vergara Pereira

Sindicato da Saúde de Jaú e Região – Eva Ana de Souza

Sindicato da Saúde de Piracicaba e Região – Roseli Nicodemo Stocco

Sindicato da Saúde de Presidente Prudente e Região – Silvia Pereira Silvério

Sindicato da Saúde de Ribeirão Preto e Região – Carmen Lúcia Barbosa dos Reis

Sindicato da Saúde de Rio Claro e Região – Maria Joaquina Peixoto

Sindicato da Saúde de Santos e Região – Rosemary Daniel Motta

Sindicato da Saúde de São José dos Campos e Região – Celia Aparecida da Costa Teodoro

Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região – Francisco Sálvio de Almeida

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]