Federação da Saúde quer igualdade para trabalhador da categoria em todo o Estado

02/05/2017

Condições de trabalho, benefícios e salários iguais para todos os trabalhadores da saúde no Estado de São Paulo. É isso o que a Federação Paulista da Saúde pretende fazer com os encontros para definir a pauta unificada de reivindicações. Um desses encontros, com líderes de sindicatos do interior, foi realizado nesta terça-feira (2/05) em Jaú e ocorre em meio à campanha salarial de 2017.

Reunidos na sede do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, sindicalistas de Araçatuba, Santos, Ribeirão Preto e Campinas discutiram as propostas a serem apresentadas ao setor patronal. A pauta única será levada aos sindicatos estaduais dos estabelecimentos particulares e filantrópicos.

Função igual / salário igual - Coordenada pelo presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, a reunião desta terça-feira analisou o que cada sindicato tem de melhor para o trabalhador, de forma a criar um documento único na campanha salarial.

"A unificação das reivindicações dos trabalhadores junto ao setor patronal é super importante. Nós entendemos que não há porquê ter um salário de técnico de enfermagem em Campinas e outro em Jaú ou na cidade de Santos. Os salários hoje são diferenciados, mas a função é a mesma em qualquer lugar", diz Edison Oliveira.

Ele afirma que o profissional da saúde precisa ter as mesmas condições e rendimentos em todo o Estado. "O que pretendemos fazer é que tenhamos um contrato de trabalho único e que todas as reivindicações dos trabalhadores sejam aceitas pelo setor patronal e estendidas a todos os profissionais da saúde."

Conquistas - Em abril, a Federação Paulista da Saúde fez encontro semelhante em Franca, reunindo sindicatos de outras bases territoriais. Essa pauta já foi apresentada aos sindicatos patronais. De imediato, o ganho da Pauta Unificada foi a conquista de cesta básica aos trabalhadores de Franca.

Jaú tem data-base em julho para trabalhadores de santas casas e hospitais filantrópicos. Assembleias gerais foram realizadas na base ao longo de abril. Das conversas com os trabalhadores saíram propostas que dão suporte à Pauta Unificada.

Para recepcionista, por exemplo, o salário de ingresso seria R$ 1.495,00. Para o auxiliar de enfermagem a proposta é de piso de R$ 3.624,00. Ao técnico de enfermagem o pedido é de R$ 4.531,00. A lista de salários ingressos incluem ainda outras funções de enfermagem, de apoio e de administração.