VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA EM 17 DE ABRIL

03/04/2017

Ação pretende reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo

FONTE: COMÉRCIO DO JAHU

A campanha de vacinação contra a gripe terá início dia 17 de abril em Jaú. O começo da ação foi adiado, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Jaú, setor vinculado à Secretaria de Saúde. O objetivo da imunização é reduzir internações, complicações e mortes no público-alvo.
O Ministério da Saúde informa, por meio de nota ao Comércio, que realizará a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 17 de abril a 26 de maio, sendo 13 de maio o Dia da Mobilização Nacional – também conhecido como Dia D.
O público-alvo da ação é pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A novidade deste ano, segundo a enfermeira e diretora da Vigilância Epidemiológica, Leila Aparecida Garcia Rossi, é a inclusão de professores das escolas públicas e privadas. “Eles pedem muito para tomar a vacina, pois acreditam que deveriam fazer parte do grupo de risco, uma vez que estão dentro de salas de aula fechadas com vários alunos. Recebemos a informação da inclusão dessa comunidade”, comenta.
Entre os grupos que fazem parte do público-alvo o primeiro que irá receber doses da vacina serão os profissionais de saúde, porém, a Vigilância Epidemiológica ainda não sabe como será feita essa oferta – se eles receberão, por exemplo, antes do início da campanha. A expectativa do número de pessoas vacinadas também não foi divulgada. As unidades básicas de saúde (UBSs) de Jaú atendem ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Sem problemas
Embora o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor de infectologia da Faculdade de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) Munir Ayub afirme que a vacina contra a gripe não apresente nenhuma reação, tanto que pode ser tomada por crianças e grávidas, os alérgicos devem ter cuidado.
Leila alerta para alergia comprovada a ovo de galinha. “A contraindicação da vacina é para pessoas que tiveram reação anafilática prévia em doses anteriores ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados”, salienta