Secretaria de Saúde de Jaú apura suspeita de febre amarela

26/01/2017

A Secretaria de Saúde investiga caso suspeito de febre amarela em Jaú. Trata-se de um homem que apresentou os sintomas mais característicos da doença e que não viajou recentemente, ou seja, eventual contágio pode ter ocorrido no Município.
Segundo o secretário Wagner Brasil, inicialmente foram realizados exames para confirmação de dengue, cujos resultados deram negativo para esta doença. Agora, a Prefeitura aguarda o diagnóstico positivo ou negativo para febre amarela.
Por meio da assessoria de imprensa, a Santa Casa informou que não há paciente com sintoma de febre amarela no hospital.
Na segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou três mortes provocadas pela doença em São Paulo, sendo um caso importado de Minas Gerais e dois contraídos em Batatais e Américo Brasiliense. Outras três mortes seguem sendo investigadas. No ano passado, duas pessoas morreram em decorrência de febre amarela no Estado.
A vacinação segue nos postos de saúde do Município. Hoje a imunização ocorre nas unidades do Centro de Saúde, do bairro São Benedito e na Olaria, no Distrito de Potunduva.
Transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes em ambientes silvestres e pelo Aedes aegypti em ambientes urbanos, a febre amarela provoca febre alta, calafrios, fadiga, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, provoca insuficiências hepática e renal.
fonte: comércio do jahu