Destaques do Dia - Edição Nº 375 - Ano 3 - 03/10/2016

03/10/2016

4 em 10 diagnósticos de câncer de mama foram feitos antes dos 50, mostra estudo

Embora o Ministério da Saúde recomende a realização periódica da mamografia somente a partir dos 50 anos, um novo estudo feito pelo A.C. Camargo Cancer Center traz de volta a polêmica sobre a idade a partir da qual as mulheres devem fazer o exame capaz de detectar o câncer de mama. Levantamento do hospital com 4.527 pacientes mostra que 40% das mulheres que receberam o diagnóstico da doença entre os anos de 2000 e 2010 no centro médico tinham menos de 50 anos e não descobririam o tumor se tivessem seguido a orientação do ministério. Leia mais

Conjunto de ações do governo foca na saúde dos idosos

Com o objetivo de estimular que as pessoas com idade avançada envelheçam de uma maneira mais saudável, o Ministério da Saúde propõe um conjunto de ações que podem contribuir de maneira considerável para o bem-estar da população de idosos no Brasil. Leia mais

Produção de vacinas deve ser normalizada em 2017

O desabastecimento de vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser superado até o final de 2017, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues. Leia mais

Espaço Cultural do Cofen recebe exposição A Indumentária do Cuidar

O Espaço Cultural Prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves, localizado na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), receberá a exposição “A Indumentária do Cuidar: símbolo de identidade da enfermagem brasileira no período de 1890-1942”. Leia mais

Ministério recomenda: é preciso envelhecer com saúde

No “Dia Internacional do Idoso”, comemorado em 1º de outubro, o Ministério da Saúde faz um alerta: o envelhecimento saudável é essencial para manter a capacidade funcional do indivíduo e permitir o bem-estar em idade avançada. Por isso, o Ministério propõe um conjunto de ações que abrange desde o estímulo à prática de exercícios físicos e alimentação saudável até o reforço na atenção básica, com a oferta de vacinas, caderneta do idoso e identificação precoce de doenças como hipertensão e diabetes. Leia mais